A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela
MANDELA, N. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.
1.9 mil compartilhamentos
A escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmos.
O ensino deve inspirar os estudantes a descobrir por si mesmos, a questionar quando não concordarem, a procurar alternativas se acham que existem outras melhores, a revisar as grandes conquistas do passado e aprender porque algo lhes interessa.
A educação e para formar cidadãos críticos para o futuro. Se não deixarmos nossos estudantes exporem suas opiniões, estaremos formando maquinas que seguem ordens e não questionam seu governo.
Estudantes podem ser ricos mesmo que andem de ônibus e fiquem horas trancados em casa estudando em aulas remotas ou revendo e fazendo exercícios.Tudo o que você conhece hoje foi pensando e desenvolvido por grandes estudantes que revolucionaram o mundo com suas ideias e com seus ideais.
Para o desenvolvimento de um país é preciso valorizar os estudantes,professores e cientistas,pois tudo que é possível hoje foi pensado e concretizado por eles.
"[...] o ensino que mais contribui para o florescimento dos estudantes é o que os obriga a darem o seu melhor, ou seja, o que os obriga a cultivar a tenacidade. Quem diz defender o ensino de excelência e rejeita o esforço dos estudantes, ou é ignorante ou malévolo."
O tripé da base da educação, o qual é formado pelo governo, professores e estudantes, deve compor uma sinfonia que realmente venha a ser agradável em se apreciar.
O objetivo principal da educação está para além do repasse de conhecimento formal aos estudantes, mas promover ferramentas para que estes venham a ser protagonistas de sua própria formação e vida.
Certa vez, dois jovens estudantes estavam caminhando, conversando, fluindo em risos, enquanto um sujeito que vinha em direção contrária pensa que os dois colegiais riam dele. O indivíduo saca uma arma e tira a vida dos dois, expressando, tacitamente, a marca da intolerância.
As políticas de cotas sociais, que beneficiam estudantes brancos de origem socioeconômica desfavorecida, representam, de certa forma, um desdobramento da luta histórica por igualdade racial.
Na nova pedagogia integral contemporânea as escolas perdem os muros pois toda a comunidade entorno dos centros de formação e educação, comunicam se e são elementos vitais para o aprendizado na geração de novos homens e novas mulheres bem melhor preparados para viverem como bons cidadãos.