Frases para Aula da Saudade
Está na hora de reeducarmos nossas atitudes, educarmos para a sensibilidade. Uma educação que nos mostre que, além de nós, existe o outro com quem aprendemos a ser o que somos.
Professores no sistema, reduzidos a analfabetos funcionais, por alunos ativistas de causas alheias: Fazendo de qualquer tema um torturante debate. Pobre aula de filosofia.
Quem muito fala e não diz, rebusca por palavras oblíquas e conhecimentos se perde na raiz e se enfraquece no objetivo.
Talvez os erros das pessoas sejam de pensar que precisa de muito pra conquistar algo, mas as vezes o necessário é suficiente.
Um Professor por excelência deve ter duplo reconhecimento, pois, imprimem em nós, pérolas que ninguém jamais poderá roubar.
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Ensinar por ensinar se refere quanto ao agente educador se concentrar fortemente no método, no conteúdo e nas horas-aula em detrimento da sintonia com o estudante, do fato de fornecer sentido para a aula.
..."Não se pode cobrar maturidade aos imaturos e nem a perfeição aos sábios pois, enquanto tiverem vida, ambos estarão em processo de aprendizado até o último dia de aula."... Ricardo Fischer
Devemos fazer com paixão as coisas que nos são dadas. Mas o que é paixão? Desejo passageiro? Percebo que em muitas aulas ministradas sinto paixão naquilo que faço, contudo esse desejo não é passageiro mas alimentado pela vida.
"seria de bom tom avaliar e considerarmos a importância de pautarmos sim, com muita ética e bom senso a religião em nossas salas de aula, não informando um local mais o caminho"
..."A sabedoria só se adquire a quem se pré dispõe a curvar a soberba da ignorância, perante a humildade de querer aprender."... Ricardo Fischer.
..."Não é o quanto você sabe que te diz o quanto você é inteligente, mas o quanto você se pré dispõe a continuar aprendendo."... Ricardo Fischer
A escola ficou chata, perdeu a graça, não acompanhou a evolução do mundo moderno. O aluno não vê aula, quando vê não presta atenção, não se aplica nos deveres de casa e vai mal nas provas. A educação perdeu o sabor.
Na escola é assim, os especiais são matriculados para socializar: desregradamente conversam, andam, enxergam, escutam, tateiam, atrapalham a aula dos outros. Errado é quem os apoia.
No final do semestre, com as notas resolvidas, faltam alunos e professores, os assíduos "sobem aula": A não aula em dobro vezes zero!
Alunos que ficam fora da sala, fazem o diretor brigar com o mestre, o tal coordenador obriga-lhe aula exclusiva, remindo tema