Frases de Olavo de Carvalho
"É típico da mentalidade inferior fazer pose de superioridade para não ter jamais de superar porra nenhuma.
A pose transfere a questão para o reino do faz-de-conta e infunde no posudo um reconfortante sentimento de que resolveu tudo, quando não fez é bosta nenhuma."
"Se você tem um bom marido, uma boa mulher, não se esqueça de orar:
— Meu Deus, agradeço por esse benefício recebido, ao qual não tenho NENHUM DIREITO."
"Podemos usar a expressão 'espírito da época' se entendermos que é apenas um desenho convencional criado por formadores da opinião pública, os quais excluem desse desenho tudo o que, na mesma época, vai contra o que pretendem enfatizar."
"Ser tradicionalista e antimoderno é frescura. Não se luta contra uma época, já que toda época traz em si sua própria contradição. O antimodernismo é tão moderno quanto o modernismo."
A autoridade intelectual é baseada numa visão implacavelmente realista e no exercício constante de um julgamento crítico severo, sem ranhetices mas também sem concessões paternais. Nem o melhor dos meus amigos pode esperar de mim um agradinho literário se ele escrever um livro ruim.
Há perigos tão temíveis que infundem no coração, mais que o medo de enfrentá-los, a recusa de enxergá-los.
A paixão desmesurada pela 'inteligência artificial' é o indício mais seguro de falta de inteligência natural.
"Para o indivíduo, o sofrimento pode ser o princípio da sabedoria. Para a comunidade, é o motor da violência, que puxa o carro da história na direção da fornalha ardente em cuja beirada um cartaz anuncia: 'Justiça e Paz'."
Uma coisa óbvia, e cada vez mais desconhecida, é que de nenhuma descoberta científica, verdadeira ou falsa, se pode tirar alguma conclusão filosófica ou teológica válida.
"A realidade nos transcende e abarca, contém tudo e não se reduzirá jamais a nada que possamos 'pensar'."
Se você não busca a autoconsciência, você renunciou à condição humana. Renunciou a principal coisa que Deus te deu, e está cuspindo na cara de Deus. Então, toda a sua moral não vale absolutamente nada.
"A tristeza da alma no mundo terrestre não vem de que ela 'se aliene' no corpo, mas de que o corpo a frustra e decepciona continuamente, por ser desprovido daquele toque de imortalidade que a alma antevê em si mesma e do qual ela desejaria, em vão, que o corpo desfrutasse também."
O corpo é somente a versão espaço-temporal da alma imortal. Ela o abrange e transcende. Ele a manifesta mas não a abrange nem muito menos esgota.
Sociedades baseadas na satisfação dos desejos serão sempre destruídas por aquelas que reprimem os desejos para acumular força.
"O 'eu' é aquele que responde por aquilo que sabe, e, mais ainda, por aquilo que ele sabe que sabe. O mais elevado autoconhecimento não consiste senão na admissão de um saber prévio assumido responsavelmente."