Frases de Olavo de Carvalho
O amor é SEMPRE querer o bem da pessoa amada. Isso existe já no nível do amor natural. Se não existisse, Deus não poderia sacramentá-lo. Deus não sacramenta o que é mau.
O casamento monogâmico durável ou é um milagre sustentado nos sacramentos, ou é uma ficção jurídica inventada pelo Estado moderno. Essas duas coisas não têm as mesmas propriedades. A base fundamental do Estado moderno é a mentira.
Gramsci nunca foi um filósofo, foi apenas um sistematizador de truques sórdidos para falsificar o saber e torná-lo instrumento de poder nas mãos do partido.
A idéia mais cretina que já passou pela cabeça humana foi a de que a ciência e a tecnologia iriam aumentar a liberdade humana. Elas só aumentam o poder dos que têm sobre os que não têm.
Encontro na Bíblia mais de quarenta advertências contra as conversas fúteis, mas no Brasil todo desinteresse pelas picuinhas em que a maioria das pessoas consome a quase totalidade dos seus neurônios é considerado pedantismo, elitismo e falta de caridade.
O Orlando Villas-Boas me disse que os índios do Xingu acham que só pessoas bonitas são boas, as feias são ruins. Devo ser índio, porque até hoje tenho um irrefreável temor às mocréias.
Na Busca da verdade, a primeira dificuldade é querer mesmo a verdade, que está para além do nosso conhecimento.
Quando a autoridade constituída se volta contra a autoridade que a instituiu, ela deixa de ser autoridade.
Dirijo-me ao que há de melhor no íntimo do meu leitor, não àquela sua casca temerosa e servil que diz amém à opinião grupal por medo da solidão.
A civilização brasileira é estética e lúdica. O pessoal só liga para o que é sentimento, impressão e divertimento; todo mundo quer se sentir bem. Eles não levam as coisas à sério, não acreditam em realidade. Pra eles, é tudo sonho, brincadeira, carnaval...
Assim como nem toda crença é legítima, nem toda dúvida é legítima. A dúvida precisa provar suas razões de duvidar.
A pretensa autoridade do 'consenso científico' reduz a racionalidade da ciência a uma questão do número de votos.