Frases de Olavo de Carvalho

Cerca de 914 frases de Olavo de Carvalho

Seguir os preceitos da religião sem ter constantemente em vista a perspectiva da morte e a esperança concreta da vida eterna (o que implica o esforço de imaginá-la), é cultuar um Deus reduzido à ordem mundana.

Saber o que os filósofos disseram sobre isto ou aquilo é, segundo Aristóteles, o começo da investigação filosófica. No Brasil é a finalidade dela.

Nunca estudei a filosofia de fulano ou beltrano para conhecê-la apenas, mas para ver se com a ajuda dela conseguia apreender algo dos objetos a que se referia. Se não me ajudavam nisso, perdia todo interesse por elas, mesmo porque não estava em busca de um DIPROMA.

No país onde o dever máximo do cidadão é ser um cagão convicto, coragem é nazismo.

Todo sujeito que julga as coisas com base menos na investigação dos fatos do que no desejo de dar impressão de equilíbrio, moderação e tolerância é um demagogo perigoso.

As pessoas que mais se angustiam na vida são aquelas que padecem de uma desesperadora falta de problemas.

Não parar, não precipitar, não retroceder. Isso é tudo. Com a advertência suplementar de que precipitar É retroceder.

Elvis Presley e Johann Sebastian Bach eram protestantes e devotos de Nossa Senhora. Sigam os bons exemplos.

"Se é urgente, tenha paciência, irá demorar..."

Nenhum povo, como o brasileiro, tem o dom de odiar por motivos fúteis, julgar por aparências fortuitas e condenar por mera frescura.

Como não consegue acreditar seriamente que vai alcançar sucesso, o brasileiro acha mais seguro apostar no fracasso alheio.

Se no Brasil cada um exigisse de si mesmo um centésimo da perfeição que cobra dos outros, seríamos o povo mais feliz do mundo.

A mídia é porta voz não da maioria, mas de um grupo que quer ser a voz da maioria.

O apóstolo matou a charada:
N’Ele vivemos, nos movemos e somos.

Quando você perde o medo de ser ridicularizado, você retira a maior arma do seu inimigo.

Recebi mais elogios de celebridades, vendi mais exemplares dos meus livros e apareci mais na mídia do que qualquer professor universitário do Brasil, mas esses merdinhas me acham um marginal desconhecido porque nunca fui visto fofocando na sala dos professores, o universo deles.

O dinheiro perdido, pode-se ganhar novamente; o espírito, quando se vai, não volta mais.

Se você é burro, não desanime. Todos nascemos burros, inclusive os gênios.

Não sei de outros ramos da economia, mas na mídia nunca vi ninguém perder o emprego por ser gay, preto, mulher ou índio. Só por ser conservador.

Uma identidade nacional é a memória viva dos grandes feitos realizados por um povo. O nacionalismo brasileiro nem liga para isso. Só pensa nos valores materiais e na 'cobiça internacional'.