Frases de Ócio
O ócio mata o corpo, a indiferença mata a alma, no entanto, o exercício das virtudes embeleza tanto a um como ao outro.
O ócio é necessário para a realização de grandes invenções; pois para se criar algo decente é preciso uma mente aberta e descansada para pensar, tramar e criar.
O ócio da existência de algumas pessoas me faz sentir cansada, porém, cabe a mim não deixar que minha existência não caia nesse ócio existencial. Não posso mudar o outro, mas posso mudar a mim.
Se o ócio é realmente o começo de todos os vícios, então ao menos está bem próximo de todas as virtudes; o ocioso é sempre um homem melhor do que o ativo.
“Pare de descartar suas oportunidades. Pare de trocá-las pela televisão, pela diversão ou pelo ócio. O tempo perdido não pode ser recuperado. Só administrado. Sempre temperado com o amargo do arrependimento e o ardido das lágrimas.”
QUANDO NOS AUSENTAMOS DO TRABALHO PARA PRATICAR O ÓCIO SAUDÁVEL, TAL ATITUDE RENOVA A FORÇA DA CRIATIVIDADE.
ÓCIO PRODUTIVO
Há meia hora, estava à toa. Agora estou sem fazer nada.
Pelo menos, há quase uma hora não atrapalho ninguém.
Atualmente o ócio, ainda que seja o ócio criativo, tem trazido sentimento de culpa diante da indústria por produtividade (ou produtivismo) nas diversas áreas de conhecimento ou de atuação.
A autoculpabilização dos indivíduos na permissão do ócio é consequência da indústria produtivista nas diversas áreas de conhecimento ou de atuação.
No exercício do pensamento, no ócio do não fazer, cabe a nós, cada qual a sua maneira imaginar a possibilidade de mesmo que sem medida querer o que não pode...
Nada do que crio
serve ao ócio,
serve ao ópio,
serve ao cio.
Nada do que sou
serve a mim,
serve à míngua,
serve ao engano.
Prossigo adeusando
tudo que vejo,
tudo que desejo,
esperando o fechar das portas,
o apagar das luzes,
o descer do pano.
Se você quiser pensar o que não deve, coloque muito tempo livre em seu dia.
O ócio é o maior assecla da força do mal!