Frases de Nélida Piñon

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Só envelhece quem vive.

...às vezes, tem ciência de acertar, de atingir por momentos o ápice da narrativa. O raro instante em que, ao atingir a corda sensível do enredo, não lhe cabe recuar ou abdicar dos ingredientes que, apaixonadamente enlaçados, determinam seu desfecho.

Se a imaginação edifica enredos de amor, o corpo fatalmente sofre seus efeitos.

Se a memória simula esquecer os mortos, o amor, albergado no coração e sempre à espreita, a qualquer sinal açoita quem sobrevive às lembranças.

Quando os direitos humanos são desrespeitados em casa, tornam-se públicos.

O ser humano é um peregrino. É só na aparência que ele tem uma geografia.

Os sentimentos nascem e morrem encarcerados na mesma concha, raramento indo ao encontro do sol.

O escritor não deve apenas criar, mas deve também emprestar a sua consciência à consciência dos seus leitores, sobretudo num país como o Brasil.

Se vive e se escreve sem rede de segurança.

Eu não confio no Estado.
Eu confio na vigilância da sociedade.

Aprendo a amar. Uma arte difícil, nenhuma norma me orienta.

Nós nascemos pobres, mas com ilusões.

O afeto é uma espada no peito.

A memória é frágil. Consulto suas fontes no afã de defender meus haveres.

A suprema perdição de não conceber o universo além das dimensões da realidade.

Anseio por liberar-me das obrigações, da falsa polidez, do peso dos objetos. A solidão, que a noite acentua, é a minha salvaguarda.

Inserida por pensador

Não tenho filhos, mas leitores, capazes por si sós de defenderem a civilização contra os avanços da barbárie. A eles nomeio sucessores de uma linguagem irrenunciável. E, embora duvide às vezes se vale defender alguns princípios hoje contestados, persisto em inscrever certas normas no código dos direitos humanos.

Nélida Piñon
Livro das horas. Rio de Janeiro: Record, 2012.

⁠Alijado assim o homem da aventura do universo, expulso de um paraíso onde outrora reinara a sombra de Deus, não lhe restou senão a iniciativa de inventar. De descrever a vastidão do mundo, sob o amparo da arte e da ilusão. De atribuir-lhe inesgotável gama de mistérios por meio dos escassos recursos do seu precário verbo.

Inserida por humbertohalves