Frases de Marcus Aurelius
Seja tolerante com os outros e rigoroso consigo mesmo.
Dê a si mesmo tempo para aprender algo novo e bom, e pare de se deixar levar pelo turbilhão.
Em uma palavra, lembra-te que não transcorrerá muito tempo para que tu e ela estejam mortos; logo depois, nada deixareis atrás de vós, nem sequer vosso nome.
Sempre que você estiver prestes a encontrar um defeito em alguém, pergunte-se o seguinte: Qual é o meu defeito que mais se assemelha ao que estou prestes a criticar?
Ao deter-te diante de cada coisa que se apresenta sob teu olhar, pensa que já se encontra em processo de dissolução, que está em transformação e como que em processo de putrefação ou dispersão, ou, alternativamente, que cada coisa nasce e se desenvolve para perecer.
Siga o seu caminho, então, com um rosto sorridente, sob o sorriso daquele que o convida a partir.
Dificilmente se vê como algo que resulta em infelicidade não examinar o que se passa na alma alheia; contudo, aquele que não acompanha de perto os movimentos de sua alma é necessariamente infeliz.
O ser humano que souber tirar o mais corretamente proveito dos obstáculos é o que se tornará o maior alvo dos louvores.
A morte é o fim das impressões sensoriais dos impulsos oriundos das paixões, dos questionamentos racionais e da escravidão da carne.
Para viver uma boa vida: temos potencial para isso. Se pudermos aprender a ser indiferentes ao que não faz diferença.
Dê a si mesmo um presente: o momento presente.
Nota: Adaptação de trecho presente na obra "Meditações", livro 8, nº 44.
Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance.
A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos. Quando você acorda de manhã, pense no fantástico privilégio que é estar vivo - respirar, pensar, desfrutar, amar. Execute cada ato da sua vida como se ele fosse o último dia, porque um dia vai ser.
"Drama, combate, terror, insensibilidade e subserviência — todos os dias essas coisas exterminam os seus princípios, sempre que sua mente se entretem sem crítica ou os deixa entrar."
Porque a inteligência derruba e afasta tudo o que é obstáculo para sua atividade encaminhada ao objetivo proposto, e converte-se em ação o que retinha essa ação, e em caminho o que era obstáculo nesse caminho.
Quantos homens que foram muito celebrados caíram já no esquecimento! E quantos homens que os celebraram já há tempos partiram?
Produz sua matéria com base naquilo que lhe faz oposição, assim como o fogo quando se apodera do que nele é lançado.