Frases de Joaquim Manuel de Macedo

Cerca de 31 frases de Joaquim Manuel de Macedo

Nos olhos e no sorrir é que está a flama da vida de um rosto de mulher.

Inserida por PensamentosRS

Quando se ama deveras e se está com o objeto do amor, não se recorda, não se deseja, não se quer mais nada!...
(A Moreninha)

Inserida por adetunedradio

E de repente as rosas fulgurantes foram se apagando...

Inserida por pattynoturna

Isto não passa de uma comédia, que não fará rir amanhã: a verdadeira magia está nas maravilhosas realidades das ciências físicas.

Inserida por pattynoturna

A exageração degenera os sentimentos, desvirtua os fatos, desfigura a verdade.

Inserida por pattynoturna

Cada qual é o que é; cada qual tem as suas qualidades, e seus defeitos.

Inserida por pattynoturna

A queda da incomunicabilidade dos jurados anula o julgamento.

Inserida por pattynoturna

Nas lágrimas de amor há, como na saudade, uma doce amargura, que é veneno que não mata, por vir sempre temperado com o reativo da esperança, a moça julgou dever separar da dor, que a fazia chorar amargores, a esperança que no pranto lhe adicionava a doçira, e, tendo de exprimir a doçura, Ahy cantou.

Inserida por adetunedradio

Ora, todos sabem que os amantes têm um prazer indizível em matraquerar os ouvidos dos que os atendem com uma história muito comprida e mil vezes repetida que, reduzindo-se à expressão mais simples, ficaria em zero ou, quando muito, nos seguintes termos: “eu olhei e ela olhou”; eu lhe disse “pode ser, não pode ser".

Inserida por adetunedradio

Ora, o tal bichinho chamado amor é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a fazer quanta parvoíce há nesse mundo. O amor faz o velho criança, o sábio doido, o rei humilde cativo; faz mesmo, às vezes, com que o feio pareça bonito e o grão de areia um gigante.

Inserida por adetunedradio

Um juiz de direito não pode julgar de modo torto: ao menos tem a seu favor a presunção de direito, que em falta de todos os outros fundamentos é fundamento que supre todos os outros; para mim que não sei aprofundar as coisas, um juiz de direito é sempre tão infalível na ciência do direito, como um padre na ciência do latim.

Inserida por pattynoturna