Frases indígenas que mostram a sabedoria dos povos originários
As tribos e os povos indígenas deveriam ser protegidos pelo Governo Federal e o Exército, ainda que, fosse necessário instalar bases ao redor. O que não pode acontecer é o Estado e capitalistas avarentos matarem e destruirem povos nativos que estavam aqui antes de todos nós.
Acho que a nossa luta indígena tem que caminhar sempre com as lideranças tradicionais, os velhos anciãs e anciãos, juntamente com os líderes que fizeram essa luta e com a nova luta que vem, através das organizações indígenas.
Nós estamos num país capitalista, que arrasou os povos indígenas e ainda arrasa! Quando o capital entrou, arrasou conosco dentro de nossas terras e num país que se diz democrático a gente vê que não tem nada de democracia.
Querem nos exterminar assim como tentaram com o povo Judeu.
Para muitos se pudessem nós indígenas não existiríamos.
A luta dos Povos Indígenas é um lembrete poderoso de que a preservação da cultura, da terra e da dignidade humana são batalhas contínuas que exigem nossa solidariedade e respeito.
o olho oriental indígena dos primeiros povos é porque naquela época não havia muita luz então ele se adaptou a pouca luminosidade. Trecho de (the creat of life) s.s. Oliveira
A morte é coisa do homem branco, para o indígena brasileiro, a alma é imortal e quando chega o momento certo,pega a grande canoa e sobe o rio contra correntena sua ultima viagem ate a terra dos ancestrais.Lugar sagrado de onde veio.
As lutas indígenas tem um pertencimento originário e é e sempre foi uma questão de estado, desde do Brasil colonial.
Temos que fomentar o estudo das ancestralidades indígenas nas universidades, não basta oportunizar cotas para as diferentes nações indígenas no ensino superior, é necessário conservar e resgatar culturas, mitologias e filosofias originarias.
O Marco Temporal indígena só se justificaria se fosse criado em contraposição um royalty para todos os povos originais anterior as demarcações coloniais. O Povo do Cocar, são os verdadeiros habitantes de nossas terras brasileiras.
Com a extinção de um idioma e de uma cultura indígena, toda humanidade perde os conhecimentos dos saberes ancestrais e toda historia viva de hábitos evolutivos de uma região.
Grande parte da cultura e religiosidade negra, no Brasil, subsistiu pela mão amiga do indígena brasileiro. Um dia a negritude cultural perceberá disto e entrelaçará suas culturas de resistência.
Eu não preciso ser de
esquerda, nem de direita
para defender indígenas,
negros, mulheres,
minorias, trabalhadores,
doentes, necessitados.
Só preciso usar
o cérebro,
o coração
e a alma.
Tenho a impressão de que este prédio foi construído sobre um cemitério indígena, onde um pajé foi enterrado de bruços. A cada vez que um vento forte balança o prédio, a estaca da fundação cutuca o traseiro do pajé e uma desgraça recai sobre todos daqui.