Frases Gilbert Chesterton
Uma característica dos grandes santos é seu poder de leveza. Os anjos conseguem voar porque dão pouca importância a si mesmos.
A gente "se fixa" numa espécie de seriedade egoísta; mas é preciso erguer-se para um alegre esquecimento de si mesmo. Um homem "se afunda" num escritório marrom; mas ele tenta alcançar um céu azul.
É absurdo para o evolucionista reclamar que é impensável para um Deus inegavelmente impensável fazer tudo do nada, e então fingir que é mais pensável que o nada se transforme em tudo.
Devemos ter todos os truísmos, em todos os lugares, reconhecidos como verdadeiros. Devemos evitar a mera reação e a temerosa repetição de velhos erros. Devemos fazer o mundo intelectual seguro para a democracia. Mas na condição da moderna anarquia mental, nem um nem outro ideal está seguro.
O amigo de um homem gosta dele, mas o deixa como é: sua esposa ama-o e sempre tenta transformá-lo.
O que há de mais inacreditável nos milagres é que eles acontecem.
O herege é um homem que ama a sua verdade mais que a verdade em si.
Mas a verdade é que só acreditando em Deus podemos criticar o Governo. Uma vez abolido Deus, o Governo se torna deus
”Os homens não amaram Roma porque ela era grandiosa; ela se tornou grandiosa porque os homens a amaram.”
“A coragem é quase uma contradição em termos. Significa um forte desejo pela vida que toma a forma de uma forte disposição para a morte.”
"Sempre que você remover qualquer cerca, sempre faça uma pausa longa o suficiente para perguntar o por que ela foi colocada lá em primeiro lugar."
"O jornalismo consiste em grande parte em dizer 'Lord Jones está morto' para pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo."
"Um jovem pode evitar o vício pela lembrança contínua da doença. Pode evitá-lo também pela lembrança contínua da Virgem Maria". (G. K. Chesterton).
“Uma aventura é apenas uma inconveniência considerada do jeito certo. Uma inconveniência é apenas uma aventura considerada do jeito errado.”
"Parece-nos que de todos os contos de fadas nenhum contém uma verdade moral tão vital quanto a velha história, existente em muitas formas, de A Bela e a Fera. Nela está expressa, com toda a autoridade de uma escritura humana, a verdade eterna e essencial de que até que amemos uma coisa em toda a sua feiura não podemos tornar bela.".
Não é correto afirmar que somente os que criam falsos deuses incorrem em idolatria, também são idólatras os que criam falsos demônios; aqueles que fazem com que os homens temam a guerra, o alcoolismo e a situação econômica, distraindo-os do fato de que é a covardia, a desordem e a corrupção espiritual o que eles realmente devem temer.
Sem a doutrina da Queda, toda a idéia do progresso é sem sentido. [...] A menos que haja um padrão, você não pode se dizer em ascensão ou em queda. Mas o ponto principal é que a Queda, tal como todos os outros largos caminhos do cristianismo, está embebida, invisivelmente, na linguagem comum.
O Cristianismo está sempre fora de moda porque é sempre são; e todas as modas são insanidades ligeiras… a Igreja parece estar sempre atrasada no tempo, quando na realidade está para além do tempo: ela espera pelo último crepúsculo do último Verão. Ela conserva a chave da permanente virtude.