Frases de Gênios
A falta de pessoas de gênio nota-se tragicamente no mundo estético.
A atual decadência, através dos fulminantes progressos da economia e da técnica, revela a amplidão do combate dos homens por sua existência
Os sentimentos sociais constituem a segunda causa dos fantasmas religiosos
Já não mais firmo uma opinião, um hábito ou um julgamento sobre outra pessoa. Testei o homem. É inconsistente.
Não posso imaginar um Deus a recompensar e a castigar o objeto de sua criação. Não posso fazer ideia de um ser que sobreviva à morte do corpo. Se semelhantes ideias germinam em um espírito, para mim é ele um fraco, medroso e estupidamente egoísta.
Como julgar um homem?
De acordo com uma única regra determino o autêntico valor de um homem: em que grau e
com que finalidade o homem se libertou de seu Eu?
Sou realmente um homem quando meus sentimentos, pensamentos e atos têm uma única finalidade: a comunidade e seu progresso. Minha atitude social portanto determinará o juízo que têm sobre mim, bom ou mau.
A religião é vivida antes de tudo como angústia. Não é inventada, mas essencialmente estruturada pela casta sacerdotal, que institui o papel de intermediário entre seres temíveis e o povo, fundando assim sua hegemonia.
A mais bela experiência que podemos ter é a do misterioso. É a emoção fundamental que está na origem da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e não mais consegue se surpreender, se maravilhar, está morto, e seus olhos se apagaram.
Não posso provar para você que não existe um Deus pessoal, mas, se eu fosse falar dele, seria um mentiroso.
Há pessoas que dizem que não existe Deus, mas o que me deixa mais zangado é que elas citam meu nome para apoiar essas ideias.
Não sou ateísta, e não sei se posso me chamar de panteísta.
Os ateus fanáticos são como escravos que continuam sentindo o peso das correntes que jogaram fora depois de muita luta. São criaturas que, em seu rancor contra a religião tradicional como sendo o "ópio das massas", não conseguem ouvir a música das esferas.
Eu não compartilho daquele espírito de cruzada do ateu profissional, cujo fervor se deve mais a um doloroso ato de libertação dos grilhões da doutrinação religiosa recebida na juventude.
Nosso mundo enfrenta uma crise ainda despercebida por aqueles que possuem o poder de tomar grandes decisões para o bem ou para o mal. O poder desencadeado do átomo mudou tudo, menos a nossa forma de pensar, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo.
Se a maioria de nós têm vergonha de roupas surradas e móveis de má qualidade, vamos ter também mais vergonha de ideias surradas e filosofias de má qualidade.