Frases Freudianas
Ouça bem, doutor. Faço muita coisa por você. Lavo suas roupas, limpo a casa, cozinho e agora isto. É triste!
Histeria, mal definida e complexa como é, não é uma doença do cérebro. E, certamente, não é para chamar atenção. É uma emanação do que eu chamo de inconsciente.
" se conhecemos as dificuldades e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma longa caminhada".
Minha cultura e minhas conquistas são alemãs. Intelectualmente considerei-me alemão até perceber que os preconceitos antissemitas iam aumentando na Alemanha e na Áustria. A partir daí, deixei de me considerar alemão. Prefiro definir-me como judeu.
Nada é tão difícil para o homem quanto abdicar de um prazer que já experimentou.
Compreendemos muito bem como interpretar em outras pessoas (isto é, como encaixar em sua cadeia de eventos mentais) os mesmos atos que nos recusamos a aceitar como mentais em nós mesmos.
As crianças amam em primeiro lugar a si próprias, e apenas mais tarde é que aprendem a amar os outros e a sacrificar algo de seu ego aos outros.
Em matéria de sexualidade, somos todos, no momento, doentes ou sãos, não mais do que hipócritas.
O ego tem a tarefa de fazer com que a influência do mundo exterior contrabalance o id e suas tendências, além de tentar substituir o princípio do prazer, segundo o qual o id opera, pelo de realidade. No ego, a percepção assume um papel que no id pertence ao instinto.
A voz do intelecto é suave, mas não descansa enquanto não consegue uma audiência.
Não escolhemos os outros ao acaso. Encontramos aqueles que já existem em nosso inconsciente.
O valor da transitoriedade é o valor da escassez no tempo. A limitação da possibilidade de uma fruição eleva o valor dessa fruição.
Só desejo viver em mundo aonde as pessoas não fica criando pensamentos hediondos a respeito da minha vida sentimental.