Frases Filósofos de Antropologia
Lúcio Aneu Sêneca distingue o corpo da alma, o corpo é o que prende a alma e a alma é onde está o verdadeiro homem. Para que a alma se torne pura, ela tem que se libertar do corpo que é um peso que prende a alma nas coisas materiais.
Somente o homem experimentado, o homem superior, pode escrever a história. Quem não tenha feito algumas experiências maiores e mais elevadas do que as de todos os outros homens não poderá jamais interpretar a grandeza e a elevação no passado. A voz do passado é sempre uma voz de oráculo.
Curiosa simplificação e falsificação vive o homem! Impossível se maravilhar o bastante, quando se abrem os olhos para esse prodígio
Salvar o passado no homem e transformar tudo "o que foi" até a vontade de dizer: "Mas eu queria que fosse assim! Assim o hei de querer!"
O que se denomina razão de viver é ao mesmo tempo uma excelente razão de morrer
Como Diria Kant, o homem é impotente para
para conhece as coisas até o fim, incluindo o próprio homem.
No trabalho da natureza o homem não pode mais que unir e apartar os corpos. O restante realiza-o a própria natureza, em si mesma
Triste do homem que morre conhecido por todos, mas desconhecido de si mesmo.
Na filosofia de Sêneca a consciência é a capacidade de conhecimento que o homem tem de distinguir entre o bem e o mal. As pessoas não podem livrar-se dessa capacidade, não conseguem esconder-se dela porque as pessoas não podem esconder-se de si mesmas.
Seguindo nosso coração
Estaremos em plena razão
Relembrando com emoção
Fica apenas o sentimento
Esperança de outro momento
Lembrança de vida sentida
Iremos ter nesta vida
Zelando pelo amor e a amizade.
A vida é feita de atitudes nem sempre decentes. Não lhe julgo pela razão mas pelos seus antecedentes... cuidado com seus passos.
Abaixo a razão e o pensamento! O negócio é só sentir, meu irmão, só sentir. Pensar já era. Pensar acabou, não se usa mais.