Frases dos Maiores Pensadores

Cerca de 5397 frases dos Maiores Pensadores

⁠PARAFRASEANDO CONFÚCIO⁠.
No auge da minha vida pública, era incontáveis o número de amigos. Hoje. no recesso de minha aposentadoria, só sobraram os verdadeiros, pouco mais de meia dúzia. Os demais desistiram ou não passaram nas provas de desprendimento, humildade e lealdade.

Inserida por Valdecir

⁠Como Confúcio afirmava que "a ignorância é a noite da mente, uma noite sem estrelas e sem lua", podemos acrescentar que o conhecimento é o dia da mente, dia sem nuvens e com sol brilhante.

Inserida por Valdecir

When you have no basis for an argument, abuse the plaintiff.

Inserida por Refletor

A miséria é uma fortaleza sem ponte levadiça.

"Não caminhe atrás de mim;eu posso não liderar.Não caminhe na minha frente;eu posso não seguir.Simplismente caminhe ao meu lado e sejameu amigo"

A luta para fazer a pedra chegar a seu cume, basta para encher o coração de um homem

⁠Porque o amor exige um pouco de futuro e para nós só havia instantes.

Albert Camus
A peste (1947).

... por entre lágrimas, disse que não recomeçaria, que fora apenas um momento de loucura e que desejava que o deixassem em paz

era a linguagem de um homem cansado do mundo em que vivia, mas que amava, contudo os seus semelhantes e estava decidido a recusar, pela sua parte, a injustiça das concessões

⁠"Também lá, em redor desse asilo onde as vidas se apagavam, a noite era como uma treva melancólica"

Mas estava a ler este romance. Aí está um desgraçado que é preso de repente, numa bela manhã. Ocupavam-se dele. e ele nada sabia. Acha que é justo? Acha que há direito de fazer isso a um homem?

Gostei muito de ti, mas agora estou cansada... Não me sinto feliz por partir, mas não é necessário ser-se feliz para recomeçar

"Sabíamos então que a nossa separação estava destinada a durar e que devíamos tentar entender-nos com o tempo"

Chegavam até a imaginar que agiam ainda como homens livres, que podiam ainda escolher.

A percepção de que a vida é absurda não pode ser um fim, mas apenas um começo.

Albert Camus
A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Estamos quase acordando quando sonhamos que estamos sonhando.

O que era necessário era reconhecer claramente o que devia ser reconhecido, expulsar, enfim, as sombras inúteis, tomar as medidas que convinham.

Mas os dias passam-se sem dificuldades desde que se tenham criado hábitos. Sob este aspecto, sem dúvida, a vida não é muito emocionante. Mas, ao menos, não se conhece entre nós a desordem.

" murmurou que eu era uma pessoa estranha, que gostava de mim decerto por isso mesmo, mas que um dia, pelos mesmos motivos, era capaz de passar os sentimentos contrários"

"desejava fugir ao sol, ao esforço, às lágrimas (...) desejava ,enfim, reencontrar a sombra e o repouso"