A natação é mais do que um esporte que acontece uma vez a cada quatro anos. Meu objetivo é chamar atenção para a natação, dar alguma personalidade ao esporte.
Os atletas da inteligência, como os atletas do desporto, têm de prever privações, longos treinos e tenacidade por vezes sobre-humana. Precisam de se dar de alma e coração à conquista da verdade, visto que a verdade só presta serviços a quem a serve.
Atletas não são máquinas de ganhar títulos, troféus e medalhas, também não são robôs que não se lesionam ou não têm sentimentos. Atletas são humanos mostrando que a conquista vem com o empenho, mesmo sendo criticado.
É possível perceber que o Treinador sempre, quer o melhor dos atletas,por isso é necessário que todos se esforcem. Ele sabe que seus atletas são capazes de vencer à competição
Para tornar-se atleta, você terá que compreender que seu sucesso e seu fracasso também irão atingir outras pessoas, inclusive aquelas que você nem conhece, mas passa a conhecer.
As derrotas devem ser esquecidas, as vitórias lembradas. Pois em cada Vitória é comemorada a lembrança da derrota transformada em trabalho e aprendizado.
Entre os males e os vícios negativos no esporte. Está a comparação de atletas. Fomos acostumados a esquecer que cada um tem sua individualidade e características próprias, seja de qualidade ou defeito.