Frases do livro O Alquimista
Quando se ama é que se consegue ser qualquer coisa da criação. Quando se ama não temos necessidade nenhuma de entender o que acontece, porque tudo passa a acontecer dentro de nós, e os homens podem se transformar em vento. Desde que os ventos ajudem, é claro.
Quando você quer uma coisa, todo o Universo conspira para que possa consegui-la.
”Hoje estou convencida de que ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém. Essa é a verdadeira experiência da liberdade: ter a coisa mais importante do mundo, sem possuí-la.”
As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.
Ninguém consegue mentir, ninguém consegue esconder nada quando se olha diretamente nos olhos.
E toda mulher, com um mínimo de sensibilidade, consegue ler os olhos de um homem apaixonado.
(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)
Não podia existir tal amor, exceto nos contos de fada.
O amor não é um hábito, um compromisso, ou uma dívida. Não é aquilo que nos ensinam as músicas românticas — o amor é. É esse o testamento de Athena, ou Sherine, ou Hagia Sofia: o amor é. Sem definições. Ame e não pergunte muito. Apenas ame.
" - Procura viver. Lembrar é para os mais velhos - dizia ele.
Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora e nos torne jovens quando a juventude já passou"
"Mas como não recordar aqueles momentos? Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade, a solidão em lembranças"
"Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões. Mas tudo isso é passageiro e não deixa marcas"
"Eu estava ali porque, de repente, a vida entregou-me à vida (...) existem momentos em que ainda é preciso correr riscos, dar passos loucos"
Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe de sua própria dor e renúncia. Uma coisa é você achar que está no caminho certo; outra é achar que seu caminho é o único.
Um guerreiro da luz não perde tempo escutando provocações. Ele tem um destino a ser cumprido.
Nota: Trecho da crônica "De Escolher", publicada em 09/01/2010.
...Mais