Frases Dignidade da Pessoa Humana
A dignidade humana está acima de qualquer crença e devemos sempre lutar pelo ideais que são o lema da Revolução Francesa, mas não só da França como também dos mais altos valores da humanidade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
A dignidade humana e a expressão são as paredes da liberdade. Violar estes dois domicílios, é aprofundar o direito às sombras da supérflua ignorância.
Liberdade é um princípio não absoluto, submetido a um outro, muito maior, que é a dignidade humana, e os seus limites são os da alteridade, ou seja, o respeito pelo outro.
"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual."
Ser autêntico em um mundo onde ninguém valoriza a ética e a dignidade humana, é como receber uma estrela de xerife no velho oeste, bem no dia em que o bandido mais perigoso da região adentrou a cidade.
O racismo é o cárcere psicológico onde aprisionamos a dignidade humana, perpetuando uma ilusão de superioridade que corrói a fundação ética de nossa sociedade.
Ver Deus pode ser um ato de resistência, um grito desesperado pela dignidade humana. Lutar contra opressores também é uma forma de adoração a Deus.
Ora, segurança e liberdade são valores fundamentais para a dignidade humana. Segurança sem liberdade é submissão, escravidão. Liberdade sem segurança expressa uma deficiência.
Uma nação que não aprendeu o mínimo de solidariedade e respeito pela dignidade humana, é tudo, menos uma nação.
Qualquer briga tem um fim entristecedor; mas, qualquer luta em prol da dignidade humana é celebrada com felicidade e só termina quando tudo for perfeito.
Um momento dedicado ao que é razoável, a dignidade humana e a trégua entre adversários tem a capacidade de iluminar a Humanidade inteira. Ser adversário não é sinônimo de inimigo.
Mostrar respeito a quem não o merece é aviltar a dignidade humana. Mas, no Brasil, é a primeira das obrigações cívicas.
A ética é a ferramenta e o instrumento da moral, é o dispositivo máximo da dignidade humana, é o príncipio valoroso de quem respeita as normas ditadas pela sociedade, e por aqueles que representam a lei.
A corrupção degrada à dignidade
humana, e coloca o indivíduo, na
maisbaixa, sórdida, e abjeta
condição de mau caráter.