Dia dos Povos Indígenas: frases inspiradoras para celebrar nossas raízes
A Capoeira, é uma luta criada pelos escravos, também pelos índios de uma linhagem guerreira, misturando-se com um povo sofrido e valente, que queria ser livre e independente, apenas viver tranquilo e sorridente, assim desta maneira.
Preconceito de índio é tradição. Tradição de branco é preconceito. E preconceito de intelectual é teoria...
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles não apenas tomaram as terras dos Nativos "Índios", eles também os roubaram o seu Futuro.
Para muitos é melhor ser cacique de tribo pequena, do que ser índio em uma enorme tribo, mais forte e melhor. Para tais pessoas o que vale é aparecer.
Roubaram o Brasil dos índios, por processos da catequização e da política. Por fim perduram as falsas moralidades pela preponderância dos líderes.
Nossos índios não aceitam espelhos; sim, os miscigenados que, ao vender seu voto, alimentam o ciclo de colonização das nossas terras, das nossas riquezas, destituindo, assim, nossa soberania.
VIGÉSIMO NONO HEXÁSTICO
filho da grande mamãe Gaia
d’África de Nana Buluka
n’América índio fui criado
pela Deusa Saia de Serpente
do ventre de todas gerado
tod’essa é minha teogonia
Ele fala tanto de matar negros, índios, quilombolas, outro dia disse que mataria petistas. Talvez o autor se sentiu lesado pelo discurso e por auto defesa tenha tentado matar um homofóbico, intolerante e racista. Algo a se pensar! Violência gera Violência.
Para ser missionário não é preciso procurar índios a milhares de quilômetros.
Conheço muitos que não são índios com necessidades maiores, na periferia!
Índios inocentes e puros, eram antes de tudo profanos, ímpios e iníquos em suas tradições mais sagradas, feitas de sacrifício de inocentes e libertinagem.
Índio selvagem na floresta que cortam
Morto e isolado mas nunca se importam
Deciso e sofrido faz uma excursão
Da mata ao mundo com flores na mão
Veneno amargo que toma na ida
Achando que cura, achando que é vida
O nosso índio brasileiro anda descalço mas sabe muito bem sem sapato onde é o calo que mais lhe aperta nos passos dos brancos.
O índio brasileiro não é indolente, é sim inocente enquanto o estado quer cuidar de tudo e de todos de forma permanente.
O Brasil do seculo XXI, índio-descendente ainda pouco se reconhece como resistência, arte e cultura.