Frases de Sêneca

Cerca de 452 frases de Sêneca

Ninguém consegue usar máscaras por muito tempo

Apenas isto: guardemos na memória as coisas que perdemos sem deixar que o proveito que delas tiramos desapareça também com elas. Podemos ser privados de as possuir, nunca de as ter possuído.

⁠Nenhum homem jamais foi sábio por acaso

⁠Para sermos capazes de fazer frente a dor por onde ela nos ataca no corpo repita: "Estas lidando com um homem! Procura quem tu possas vencer!"

Não resta dúvida ser mais firme a força nunca derrotada, do que aquela que não enfrenta obstáculo; por isso, dúbias são as forças nunca testadas, ao passo que consistente é a firmeza que repele qualquer investida.

Inserida por FabioSilvaDN

"NINGUÉM OUSE ACONSELHAR OS OUTROS ANTES DE SEGUIR SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS."

Inserida por josearnaldo

“... Se tens remédio para sustar esta minha flutuação, que me julgues digno de dever a ti minha tranqüilidade...”

Inserida por profeborto

⁠Põe a tua inteligência em ação, observa como é na realidade a nossa vida, e não o que dizemos ela ser, e verificarás que muitos males nos são mais benéficos do que prejudiciais.

Inserida por fernando_cesar_4

⁠Ensina-me a suportar a adversidade sem gemer ou a felicidade sem causar gemidos ao próximo; ensina-me a não aguardar o último e inevitável mal, mas sim a buscá-lo eu mesmo quando me parecer oportuno.

Inserida por fernando_cesar_4

"A prosa adere ao pensamento, uniformiza-se adapta-se a ele; e muitas vezes um subentendido produz um jogo de luzes e sombras cheios de profunda beleza, amiúde a frase breve produz inesperadas imagens pictóricas, outras vezes antíteses, ou as anedotas enriquecem as sentenças austeras, a argúcia atenua a trágica solenidade do assunto"

Inserida por Madhavo

Assim como não se deve exigir demais dos campos férteis, porque uma fertilidade nunca interrompida os esgotaria, também o trabalho contínuo abate o ímpeto das almas, cujas forças se recuperariam com um pouco de descanso e de distração. Quando o esforço é demais, ele transmite à mente certo esgotamento e frouxidão.

Sêneca
Da tranquilidade da alma. In: Da vida retirada; Da tranquilidade da alma; Da felicidade. Porto Alegre: L&PM, 2011.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Carta 1

De Sêneca a Lucílio, saudações.

"Continue, caro Lucílio, a se libertar: recupere e preserve seu tempo, que até agora vinha sendo tirado de você, roubado de você, ou simplesmente se dissipava. Convença-se destas palavras: alguns momentos nos são tirados, alguns nos são roubados e alguns simplesmente nos escapam".

Inserida por johnbcoelho