Frases de um sábio
A raiz do mundo
No começo só havia o sono. Tudo era escuro para que não se interferisse, nem fosse interrompido o sono. Tudo era silêncio para que não se quebrasse a mágica. Não havia ninguém, para que o sono não fosse contaminado. Um dia, o sono fingiu ter chegado ao fim, mas sempre voltou, não poderia deixar de ser a razão de tudo.
Observar e sentir
Eu sou louco, confio em mim
Não uso um marcador às páginas
E o meu relógio parou
Os sinos da igreja me chamam mas eu já a conheço inteira
Os seus traços e o seu canto
Caminho por sobre Deus e engulo a sua veste: pitangas!
Vivi muitos anos tentando entender, e entendi:
Não há nada a entender.
PERSISTÊNCIA
Mohamed Ali, Margaret Thatcher, Frank Sinatra, Gandhi, Mandela, João Paulo II, Freud, Pelé, Pavarotti, Beethoven.
Onde está a diferença dessas pessoas, para qualquer um que tenha um dom ou ideia?
Acreditaram, foram adiante. Independente das situações adversas que enfrentavam, não desistiram.
"Uma frase ou uma palavra podem mudar as nossas vidas; vejamos a de Mahatma Gandhi:
Talvez um dia eu tenha que reunir os meus filhos e lhes dizer que fomos DERROTADOS, mas não poderei olhar nos olhos deles e lhes dizer que VIVEM NA MISÉRIA porque os seus pais NÃO TIVERAM CORAGEM DE LUTAR" Ademar de Borba
Inspirado em Gandhi...
Sejamos nós a verdade que queremos ver no mundo e A ética que queremos ver no mundo
A conduta que queremos ver no mundo
A honestidade que queremos ver no mundo
A proteção que queremos ver no mundo
O amor que queremos ver no mundo
A igualdade que queremos ver no mundo
A Paz que queremos ver no mundo
FELIZ PÁSCOA!
FABULOSO Mahatma Gandhi: "Talvez um dia eu tenha que reunir os meus filhos e netos e lhes dizer que fomos DERROTADOS (o seu pai e avó não teve qualidades intrínsecas para vencer), mas não poderei olhar nos olhos deles e lhes dizer que VIVEM NA MISÉRIA PORQUE O SEU PAI E AVÔ NÃO TEVE CORAGEM DE LUTAR" Mahatma Gandhi
"Seja a mudança que você quer ver no mundo” é uma frase de Mahatma Gandhi, que lembra que a transformação que queremos inicia em nós mesmos.
Certamente que você precisa mudar para melhor: Se esforçar mais, ler mais, estudar mais, trabalhar mais, ser mais sensato para evitar acidentes...."
Ler e escrever, de per si, não são educação. Eu iniciaria a educação da criança, portanto, ensinando-lhe um trabalho manual útil, e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes, com a condição de o Estado comprar os manufaturados.
Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens.
De nada vale a liberdade, se não temos a liberdade de errar".
- "O mais perfeito ato do ser humano é a paz".
- "Minha maior arma é a oração silenciosa".
- "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
- "É um grande privilégio ter vivido uma vida difícil".
Deixe que o primeiro ato de todas as manhãs seja fazer a seguinte determinação para o dia:
Eu não temerei ninguém na Terra.
Eu só temerei Deus.
Eu não farei mal a ninguém.
Eu não irei me submeter à injustiça de ninguém.
Eu vencerei a mentira com a verdade.
E, resistindo à mentira, eu suportarei todo o sofrimento.
A não violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo.
O brahmacharya é o controle dos sentidos no pensamento, nas palavras, e na ação. . . O que a ele aspira não deixará nunca de ter consciência de suas faltas, não deixará nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos ângulos escuros de seu coração, e lutará sem trégua pela total libertação.
O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência no-lo confirma todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.
Meu Deus...
''Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes e a não mentir para obter o aplauso dos débeis.
Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, não tires o meu raciocínio.
Se me dás êxito, não me tires a humildade; se me dás humildade, não tires a minha dignidade. ''
Amém
Quando Aristóteles dizia que a forma superior de vida é a forma contemplativa, era isto o que ele queria dizer. É entender o que está acontecendo. Se ao invés de procurar entender, busca-se apenas defender-se da situação, procurando o prazer e evitando a dor, faz-se exatamente o que um bichinho faz.
Em sua obra mais importante, Ética a Nicômaco, Aristóteles aborda, pela primeira vez, um tema correlato com a ideia da perfeição: a excelência. A diferença entre ambas é que a perfeição é uma impossibilidade, algo que jamais será atingido. Já a excelência é factível, pois significa “o melhor possível”.
Os usurpadores conduzem ou escolhem sempre esses tempos de perturbações para fazerem passar, graças ao espanto público, leis destruidoras que o povo não adotaria jamais em situação normal. A escolha do momento da instituição é um dos caracteres mais seguros pelos quais se pode distinguir a obra do legislador da obra do tirano.
Todo homem nascido escravo tem como destino ser escravo, nada é mais certo: os escravos perdem tudo em suas algemas, inclusive o desejo de se livrarem delas. Por isso, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constituiu os primeiros escravos, a covardia os perpetuou.
Enquanto um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; mas quando pode desfazer suas amarras e as desfaz, age ainda melhor; porque retomando a liberdade através das mesmas regras que usaram para retirarem-na, mostra que elas servem para obtê-la de volta ou não serviriam para subtraí-la de início.