Frases de um sábio
Mais Honesta -
A coisa mais honesta que
existe é a solidão.
Nela
toda alegria e toda dor
é absolutamente
verdadeira - genuína.
Sorriso do Meu Filho -
Se minha vida
tivesse que ser resumida
e estacionada em algum
momento no
Tempo,
eu a pararia
no sorriso do meu
filho.
Restos de Sonhos -
Não sou o que aquela
criança que fui
sonhou.
Sou os restos de sonhos
que a realidade ainda
não matou.
Fórmula do Mal -
Misture política e religião
e crie as pessoas mais
perigosasda história
dahumanidade.
Tua Voz Lá Fora -
Estou sempre a ouvir tua
voz lá fora, como a
gritar meu
nome.
Por um instante, alguns segundos,
uma grande esperançame
toma e eu imagino você
subindo as escadas,
abrindo o portão,
entrando pela
porta
e eu sendo feliz
de novo.
Há pessoas que correrão de você ao demonstrar para elas um mínimo indício de sua condição de imperfeição. Sobre isso, alegre-se!
Fazer a melhor escolha deve ser no máximo trabalhoso, nunca aflitivo. Se as circunstâncias que não dependem de nós são um limite, e nossos esforços e capacidades também são limitados, então no fim das contas não houve escolha. Houve apenas e justamente o que nos cabia.
Não seria burrice insistir nessa compulsiva busca pelas melhores ideias enquanto a capacidade de diálogo (algo bem mais primário) permanece atrasada?
O exercício humano se divide em três coisas: ação mental, ação corporal e inação. A ausência injustificada de qualquer uma das três pode e deve ser considerada preguiça.
Ninguém duvida da existência do bem e do mal. Já a grafia com iniciais maiúsculas denota uma notória desassociação de responsabilidades.
A razão última de cada coisa e de todas as coisas nos é tão obviamente inacessível, que automaticamente passa a não nos interessar.
Quando o enguiço da máquina beira a cronicidade, é trivial surgirem vozes bem intencionadas questionando se a roda deveria mesmo ser redonda.
O bolo da felicidade se compõe de uma massa chamada "necessidades comuns" e de uma cobertura chamada "inutilidades individuais".
Prática consciente de injustiça, em si, não existe. O que existe é conceito de justiça que privilegia a si.
Não vejo um Mal e um Bem no sentido metafísico, nem tampouco atribuo à espécie humana uma natureza má. O que chamam de Mal me parece apenas a natureza inercial, e o que chamam de Bem, a natureza evolutiva das coisas.