Frases de um sábio

Cerca de 4382 frases de um sábio

Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade e só se salvasse "O sermão da montanha", nada estaria perdido.

Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a ideias que faço de Deus.”

Tente penetrar, com nossos limitados meios, nos segredos da natureza, e descobrirá que por trás de todas as leis e conexões discerníveis, permanece algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração por essa força além de qualquer coisa que podemos compreender é a minha religião. Nesse sentido eu sou, de fato, religioso.

A suspensão da autoridade legislativa não a abole; o magistrado que a faz calar não a pode fazer falar, domina-a sem poder representá-la; pode fazer tudo, exceto leis.

"O Direito só existe em sociedade assim como a sociedade só existe por causa do Direito."

⁠Parmênidis, Heráclito, Socrtaes, Platão, Aristoteles, Agostinho, Tomas de Aquino, Descartes, Kant e Hegel. Assim nasce a espinha dorsal da verdade e confiável.

Saber o que os filósofos disseram sobre isto ou aquilo é, segundo Aristóteles, o começo da investigação filosófica. No Brasil é a finalidade dela.

TEMPERANÇA PARA ARISTÓTELES

A velocidade demais gera ansiedade. Já a velocidade de menos gera a depressão. Encontre e respeite o seu ritmo, para que este seja o seu aliado e não o seu inimigo.

Aristóteles tinha um conceito muito complexo em definir o que seria a beleza de um modo geral. Eu tenho um conceito mais sucinto sobre o concito de beleza... Você.

Veja que todos os homens carregam mais ou menos a mesma máscara, mas saiba também que existem rostos mais belos do que a máscara que os cobre.

Quem mais demora a prometer é mais fácil no cumprir.

A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos.

Como o amor não se compra, é infalivelmente morto pelo dinheiro.”

De que serve procurar a nossa felicidade na opinião dos outros, se podemos encontrá-la em nós mesmos?

Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar.

O ódio, assim como o amor, torna os seus devotos crédulos.

O homem é naturalmente bom mas, integrado na sociedade, acaba por deixar-se corromper.

O encanto pelo estudo logo torna insípido qualquer outro pendor.

Quando o povo não tiver mais nada pra comer, ele comerá os ricos.

Não se tem o direito de matar, mesmo para exemplo, senão aquele que não se pode conservar sem perigo.