Frases de Rubem Alves
Acredito mesmo é na oração em que a gente fica quieto para ouvir a voz que se faz ouvir no meio do silêncio.
Pois a beleza sempre nasce de feridas. As feridas a produzem para que a sua dor seja suportável.
O poder das palavras não está nelas mesmas. Está no jeito com as lemos. Tarefa difícil, que devemos aprender. É preciso ler com todo o corpo, não só com os olhos do intelecto.
E quando a gente sente alegria está experimentando aquilo para que fomos criados.
Pessoas que fizeram do ato de engolir sapos um hábito acabam por ficam parecidas com eles: andam aos pulos, sempre rente ao chão e coaxam monotonamente.
As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam. As inteligências valem pelas cenas que iluminam.
A vida é bela, a despeito de todas as suas lutas e desencantos.
Há momentos efêmeros que justificam toda uma vida.
Achamos que a vida é uma sonata que começa com o nascimento e deve terminar com a velhice. Mas isso está errado. Vivemos no tempo, é bem verdade. Mas é a eternidade que dá sentido à vida.
Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade.
Problemas, sofrimentos, frustrações são partes da vida. Não é possível evitá-los. Mas é possível sofrê-los com sabedoria.
Quem é sábio sofre pelas razões justas e, por isso mesmo, sofre com tranquilidade. A sabedoria nos traz paz de espírito. Que é aquilo que mais o coração deseja.
Lembrar-se do passado é triste-alegre... Alegre porque houve beleza de que nos lembramos. Triste porque a beleza é apenas lembrança...
Assim se faz um poema, com palavras essenciais. O poema diz o essencial.
Os poetas são aqueles que, em meio a dez mil coisas que nos distraem, são capazes de ver o essencial e chamá-lo pelo nome.
Por vezes a felicidade se faz com sonhos impossíveis.
O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade.
A guerra faz esse milagre: ela transforma as inimizades internas em amizade.
Política e guerra são a mesma coisa. A guerra é a política quando feita com o uso das armas.
A república de Platão não era democrática. Os filósofos não são democráticos. Deus não é democrático (…). Só existe democracia numa sociedade em que Deus morreu! (…) A Santíssima Trindade não é democrática!