Frases de Pensadores Iluministas

Cerca de 773 frases de Pensadores Iluministas

Se a mente do homem fosse tão controlada quanto a sua lingua, todo rei estaria seguro em seu trono.

Buscar a igualdade entre os desiguais é um absurdo

1632/1677

E como as coisas que podem ser imaginadas facilmente são mais agradáveis do que as outras, os homens preferem a ordenação à confusão, como se a ordenação fosse algo que, independentemente da nossa imaginação, existisse na natureza;

O limite do prazer é a saúde.

A alegria e a tristeza são as principais emoções, a alegria conserva e a tristeza deprecia o ser. O amor e o ódio ocorrem quando a alegria e a tristeza se ligam a algo externo ao sujeito.

Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.

Liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem.

Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes do que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são.

A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos.

Para obter êxito no mundo temos de parecer loucos mas sermos espertos.

Só se conhece o que se pratica.

As conquistas são fáceis de fazer, porque as fazemos com todas as nossas forças; são difíceis de conservar, porque as defendemos só com uma parte das nossas forças.

Nas mulheres jovens, a beleza supre o espírito. Nas velhas, o espírito supre a beleza.

O estudo foi para mim o remédio soberano contra os desgostos da vida, não havendo nenhum desgosto de que uma hora de leitura me não tenha consolado.

A amizade é um contrato segundo o qual nos comprometemos a prestar pequenos favores a alguém a fim de ele nos prestar grandes.

As leis inúteis debilitam as necessárias.

Se a mulher nos ama, até as nossas insuficiências nos desculpa, mas se não nos ama, não desculpa nem as nossas prioridades.

Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.

A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.

Até a virtude precisa de limites.