Frases de Milan Kundera
O homem, essa criatura que aspira ao equilíbrio, compensa o peso do mal com que lhe partem a espinha, com a massa do seu ódio.
Os arquivos da polícia são nosso único passaporte para imortalidade.
São precisamente as perguntas para as quais não há resposta que marcam os limites das possibilidades humanas e que traçam as fronteiras de nossa existência.
Procuramos sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade.
Não era a vaidade que a atraía para o espelho, mas o espanto de se descobrir nele.
A vida humana só acontece uma vez e não poderemos jamais verificar qual seria a boa ou a má decisão, porque, em todas as situações, só podemos decidir uma vez. Não nos é dada uma segunda, uma terceira, uma quarta vida para que possamos comparar decisões diferentes.
O acaso tem seus sortilégios, a necessidade não. Para que um amor seja inesquecível, é preciso que os acasos se encontrem nele desde o primeiro instante como os pássaros nos ombros de são Francisco de Assis.
Os amores são como os impérios: desaparecendo a ideia sobre a qual foram construídos, morrem com ela.
As mulheres não procuram o homem bonito. As mulheres procuram o homem que teve mulheres bonitas.
O que é vertigem? Medo de cair? Mas por que temos vertigem num mirante cercado por uma balaustrada sólida? Vertigem não é medo de cair, é outra coisa. É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrai e nos envolve, é o desejo da queda do qual logo nos defendemos aterrorizados.
Tinha lágrimas nos olhos e estava infinitamente feliz por ouvi-lo respirar a seu lado.
Atravessamos o presente de olhos vendados, mal podemos pressentir ou adivinhar aquilo que estamos vivendo. Só mais tarde, quando a venda é retirada e examinamos o passado, percebemos o que foi vivido, compreendendo o sentido do que se passou.
Aquilo que não é necessariamente uma escolha não pode ser considerado como mérito ou como fracasso.
A armadilha do ódio é que ele nos prende muito intimamente ao adversário. (...) Não posso mais odiá-los, porque nada me une a eles; não temos nada em comum.
É errado, portanto, censurar um romance que é fascinante por suas misteriosas coincidências (...) mas é certo censurar o homem que é cego a essas coincidências em sua vida diária. Pois sendo assim, ele priva sua vida de uma nova dimensão de beleza.
Quando não cuidamos do corpo, tornamo-nos mais facilmente vítimas dele.
A amizade é indispensável ao homem para o bom funcionamento da sua memória. Lembrar-se do passado, carregá-lo sempre consigo, é talvez a condição necessária para conservar, como se diz, a integridade do seu eu.
A história é tão leve quanto a vida do indivíduo, insustentavelmente leve, leve como uma pluma, como uma poeira que voa, como uma coisa que vai desaparecer amanhã.
Como seria simples encontrar a paz num mundo imaginário! Mas sempre tentei viver nos dois mundos ao mesmo tempo.
- Relacionados
- Frases de Henfil
- Frases de Realidade
- Insustentável Leveza do Ser
- Frases de Albert Camus
- Frases de Milan Kundera de Amor
- Frases com Beija-Flor
- Frases para Não Beber e Dirigir
- 50 frases de Khalil Gibran que vão mudar sua visão do amor e da vida
- Os 14 melhores poemas de Fernando Pessoa
- Levanta a cabeça! 57 frases de força para ajudar a superar momentos difíceis
- 53 frases de resiliência para ter força e se sentir apoiado