Frases de Livros de Dostoiéviski
Há mais sociologia em Balzac e mais ciência política em Dostoiévski do que em todas as faculdades de ciências sociais do mundo.
Fiódor Dostoiévski tinha um ponto. Não aquele com retas infinitas. Mas, sim um ponto de visão perspicaz sobre o realismo.
Foi Dostoiévski (...) quem tirou da Revolução Francesa e seu aparente ódio à Igreja a lição de que "a revolução deve necessariamente começar com o ateísmo".
O homem pode perder-se nos seus próprios sentimentos de modo a esquecer o que o cerca, e entregar-se a uma paixão louca que lhe ataca o coração.
Eu, dizia, viro inimigo das pessoas mal elas roçam em mim. Em compensação, sempre acontecia que quanto mais eu odiava os homens em particular, mais ardente se tornava meu amor pela humanidade em geral.
De um modo geral os russos são um povo de vista ampla, como sua terra, com uma extrema inclinação para o fantástico, para o desordenado.
A verdade verdadeira é sempre inverossímil, você sabia? Para tornar a verdade mais verossímil precisamos necessariamente adicionar-lhe a mentira.
A literatura é, por assim dizer, uma pintura e um espelho; um espelho das paixões e de todos os nossos sentimentos; é, ao mesmo tempo, instrução e lição edificante; é crítica e um importante documento humano.
De fato o homem inventou Deus. Mas isso não é o estranho, e não é a verdadeira existência de Deus que seria um milagre, mas sim que essa ideia - a ideia da necessidade de Deus - tenha podido surgir no cérebro de um animal tão feroz e mau quanto o homem...
Como passam rápido os anos! E a gente volta a perguntar a si mesmo: Que fizeste de teus anos? Onde enterrastes o teu tempo? Viveste ao menos? Ou não?
Dor e sofrimento são sempre inevitáveis à grande inteligência e ao coração profundo.
Tudo aquilo aconteceu como costumam acontecer as coisas nos sonhos, ultrapassando as lei da razão, o espaço e o tempo, e ficando tudo limitado àquilo que o nosso coração sonha. (Crime e Castigo)
O homem tem tudo em suas mãos, e tudo lhe escapa por entre os dedos por pura covardia.
A pessoa já acostumada à perversão, ao contrário, irá sempre moderar, procederá da maneira mais abjeta, mas com uma aparência de ordem e de decoro, cuja pretensão é a de levar vantagem sobre os senhores.
" Alguém impôs um limite ao homem, cabe-lhe parar diante desse limite e igualar-se ao resto da manada, ou ultrapassá-lo, Aida que à custa de terríveis sacrifícios."
O homem é a criatura que pode se acostumar a tudo, e creio que essa é talvez a melhor definição para ele.