Frases de Karl Marx
O Governo do Estado moderno não é se não um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.
Antes um fim com terror do que um terror sem fim!
Dado que uma sociedade, segundo Smith, não é feliz quando a maioria sofre... é necessário concluir que a infelicidade da sociedade é a meta da economia política. As únicas engrenagens acionadas pela economia política são a avidez pelo dinheiro e a guerra entre aqueles que padecem disso, a concorrência.
Numa sociedade dominada pela produção capitalista, até o produtor não capitalista é dominado por concepções capitalistas.
O homem faz a religião, mas a religião não faz o homem.
O sofrimento religioso é ao mesmo tempo a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo.
A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado.
A burguesia rasgou o véu de emoção e de sentimentalidade das relações familiares e reduziu-as a mera relação monetária.
A propriedade privada dos meios de produção deve ser eliminada, não toda de uma só vez. Mas através do imposto de renda progressivo. Esse processo poderá levar várias gerações.
A história inteira não é senão uma transformação contínua da natureza humana.
Ser radical é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz para o homem é o próprio homem.
O próprio problema só se apresenta quando as condições materiais para resolvê-lo existem ou estão em vias de existir.