Frases de João
O fato de sentir medo não nos diminui, apenas nos permite fazer cálculos precisos para reduzir os erros.
Eu fico só vendo pessoas dizendo que não conseguem vencer por falta de oportunidade. Errado, a oportunidade está na sua frente, você que decide se vai agarra-la.
Já somos muito cobrados da porta para fora de casa, por uma sociedade cada vez mais competitiva. Por que fazer isso dentro de casa também?
Errar, cair e levantar, experimentar frustrações – porque não se pode ter tudo ao mesmo tempo ou porque um plano foi mal calculado – trazem aprendizados preciosos, preparam para a montanha-russa que é a vida.
Um mentor faz perguntas, e não somente aponta o caminho feito pelos outros, porque já passou por determinadas situações e sabe que cada um constrói a própria história.
Vários moleques dizendo que entraram pro crime porque não tiveram oportunidade. Isso é apenas preguiça e medo de correr atrás do que mais deseja.
Mesmo imaginada, uma dor continua a ser uma dor: está lá quando nos deitamos à noite, está lá antes do pequeno-almoço.
Abdicamos da vida para podermos vivê-la, abdicamos dela a toda a hora, a todos os minutos, em cada gesto, é esta a crueldade contra a qual justamente nos revoltamos, uma luta desde sempre perdida, capitulada.
Assim, com tempo nas mãos, munidos destas ideias absurdas, e com uma secreta descrença na literatura, continuei a procrastinar, a adiar e a beber, arranjando toda a espécie de justificações para evitar a incómoda tarefa de, finalmente, me sentar e começar a escrever.
Não existem derrotas para um vencedor, apenas fases ruins que com garra e vontade são superadas. Assim como a flor de lótus que surge da lama bela e imponente.