Frases de Jean Paul Sartre

Cerca de 139 frases de Jean Paul Sartre

⁠Em guerra de ricos quem morre é o pobre.

Jean-Paul Sartre
O Diabo e o bom Deus. São Paulo: Círculo do Livro, 1974.

⁠Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você.

⁠A busca pelo ter é uma ilusão que nos faz esquecer a beleza do ser, e nos leva a um vazio interior que nenhum bem material pode preencher.A verdadeira abundância é alcançada através da gratidão pelo que já temos, e não pela busca incessante pelo mais.

⁠"Quando os ricos travam guerras, são os pobres que morrem"-Jean Paul Sartre

Inserida por alan_conciente

"A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo. Contudo, viver é isso: Ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências."

Sugestão para o título de um filme que venha a abordar a relação de Camus e Sartre no período pós-guerra: “Incompatibilidade de Gênios”.

⁠Ouvi dizer que o inferno são os outros, então deveria me preocupar se não sou o inferno de alguém.

Inserida por damata

"Um regime revolucionário deve descartar um certo número de indivíduos que o ameaçam, e não vejo outro meio para isso, a não ser a morte."

Acho que um homem pode sempre fazer
alguma coisa daquilo que fizeram dele.

A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que se não escolher, assim mesmo, estarei
escolhendo.

Não importa o que fizeram contigo e sim o que fizeram com o que fará com você

O homem não é de modo nenhum a soma do que tem, mas a totalidade do que não tem ainda, do que poderia ter. E, se nos banhamos assim no futuro, não ficará atenuada a brutalidade informe do presente?

"⁠ ...não podemos perceber o mundo e ao mesmo tempo perceber um olhar que se fixou em nós;
Deve ser um ou outro.
Isso porque perceber é olhar, e perceber um olhar não é aprender um olhar-como-objeto no mundo; É a consciência de ser olhado"

⁠... é certo que tive medo ou qualquer sentimento desse género. Se ao menos soubesse de que tive medo, já seria um grande passo em frente. O que é curioso é que não estou disposto de modo algum a considerar-me louco. Vejo com evidência que não estou louco

Sucede que só muito raras vezes penso; assim uma infinidade de pequenas metamorfoses vai-se acumulando em mim sem eu dar por isso. E depois, um belo dia, produz-se uma verdadeira revolução. Foi o que deu à minha vida estes solavancos, este aspecto incoerente.

Quando a liberdade explode na alma dum homem, os deuses perdem todo o poder sobre ele. Passa então a ser uma coisa puramente humana e só os outros homens podem matá-lo ou deixá-lo viver.

Jean-Paul Sartre
As moscas. Lisboa: Editorial Presença, 1962.

"Se os comunistas têm razão, então eu sou o louco mais solitário em vida. Se eles estão errados, então não há esperança para o mundo."O que não é terrível não é sofrer nem morrer, mas morrer em vão."

⁠Nós, os condenados da terra, temos apenas uns aos outros. E isso bastará.

Inserida por ericfbarros

⁠O que vou fazer com o que fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre
O Existencionalismo é um Humanismo, 1946.
Inserida por iedamariasilva

⁠Que estava eu ali a fazer? Porque estava a falar com aquelas pessoas? (...) Tinha morrido a paixão que me submergia e arrastara durante anos; naquela altura sentia-me vazio?

Inserida por dia_marti