Frases de historiadores que revelam a importância de estudar o passado
Ser um historiador ou entusiasta da filosofia não é ser filósofo. A sutil direrença está entre explanar e criar.
A História é uma maneira de revermos o PASSADO, suas influências e consequências no PRESENTE, com vistas a criação de um FUTURO melhor.
A história é permeada de fatos e acontecimentos, contudo o interessante está não apenas nesses dois acontecimentos mas no olhar daquele que escreve a história. Interessante é percebemos que a cada tempo os sujeitos históricos moldam a história.
“Com a Lei Áurea, o Estado brasileiro trocou a condição do povo negro de escravo para uma menos ruim, a de marginalizado”.
Ensaios políticos, 2024.
O primeiro dever de um historiador é o de examinar com o maior rigor todas as doutrinas a quem recorrerá para elaborar suas interpretações históricas. Sem negligência fazê-lo e adotar ingenuamente as ideias deformadas e confusas que têm grande aceitação popular, deixa de ser um historiador e passa a ser um apologista e um propagandista.
...o escritor brasileiro, via de regra, trabalha sozinho. Não dispõe, como os seus confrades estrangeiros, pelo menos os dos países ditos desenvolvidos, de secretárias. Como eu sempre fui, para escrever os meus livros, pesquisador, anotador, redator, datilógrafo e revisor...
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 228