Frases de historiadores que revelam a importância de estudar o passado
Por mais que tenha ideologia, em algum momento o historiador deve adotar um grau de imparcialidade, relatando os fatos como aconteceram, sem colocar as suas convicções acima de tudo.
Para alguns historiadores, o ser humano evoluiu; para outros, se transformou; já para mim, ele se adaptou, saindo da sua zona de conforto em busca de sua sobrevivência, suprindo suas necessidades, necessidades, que se modificaram com o passar do tempo e do espaço.
É bastante conhecido o fato do historiador não julgar o passado. Mas, se o passado os pudesse julgar, pegariam prisão perpétua.
Um verdadeiro historiador não toma lados, é neutro em todos os acontecimentos históricos, porque na história não há bons nem maus, há pessoas com ideias e personalidades diferentes que batalharam pelo que acreditavam.
Esta é a beleza da história.
O historiador deve reescrever a História não para que as coisas mudas da natureza falem, mas sim para dar voz às pessoas que foram derrotadas ao longo da jornada humana.
Uma cidade sem Historiador pode até ter belas histórias, mas não terá a pessoa certa para as contar.
Os historiadores, eu acho, deveriam ser os guardiões da verdade. Devemos dizer as coisas como elas são - honestamente e sem subversão. Esse é o maior bem que se pode fazer.
O historiador é um viajante do tempo, sempre buscando informações no passado para entender no presente como poderá ser o futuro.
O historiador sempre será um escritor solitário de um livro infinito, com inúmeras páginas em branco para serem preenchidas.
O historiador, através do pensamento crítico e da narrativa, não só preserva e interpreta o passado, mas também influencia diretamente a formação cultural e o desenvolvimento das regiões, ajudando a construir uma sociedade mais consciente e informada.
Poucos sabem, mas não existem artigos acadêmicos, nem tratados, nem historiadores sérios e de renome que indiquem os 5 pontos do calvinismo nos primeiros séculos da Igreja, salvo no gnosticismo.
A função de um historiador é algo belo, mas não é sobre alimentar o ego, mas se satisfazer por fazer o trabalho bem feito, que promove justiça e reparação.
