Frases de historiadores que revelam a importância de estudar o passado
A história é a matéria-prima do historiador, o presente é o produto de muitos acasos e o passado é memória e esquecimento.
O historiador deve reescrever a História não para que as coisas mudas da natureza falem, mas sim para dar voz às pessoas que foram derrotadas ao longo da jornada humana.
O historiador é um viajante do tempo, sempre buscando informações no passado para entender no presente como poderá ser o futuro.
O historiador sempre será um escritor solitário de um livro infinito, com inúmeras páginas em branco para serem preenchidas.
O historiador, através do pensamento crítico e da narrativa, não só preserva e interpreta o passado, mas também influencia diretamente a formação cultural e o desenvolvimento das regiões, ajudando a construir uma sociedade mais consciente e informada.
Historiador que não relata a veracidade da história está condenado pela própria história a não ter a sua história.
Ser Historiador não é um simples gostar, é uma missão. Historiadores são guerreiros sem espadas, porém, armados de livros que lembram ao mundo tudo que ele deseja esquecer. O Historiador leva e eleva a voz aos surdos e mudos por conveniência.
Quando os oprimidos compreenderem o papel do Historiador e da História, deixarão de ser oprimidos, e se tornarão agentes transformadores de suas próprias histórias.
Os historiadores, eu acho, deveriam ser os guardiões da verdade. Devemos dizer as coisas como elas são - honestamente e sem subversão. Esse é o maior bem que se pode fazer.
A função de um historiador é algo belo, mas não é sobre alimentar o ego, mas se satisfazer por fazer o trabalho bem feito, que promove justiça e reparação.
Uma cidade sem Historiador pode até ter belas histórias, mas não terá a pessoa certa para as contar.