Frases de historiadores que revelam a importância de estudar o passado
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
O historiador é uma grande autoridade no estudo da História, nos ajudando a entender o presente a partir de uma melhor compreensão do passado. Esses profissionais são homenageados em 19 de agosto, no Dia do Historiador. Confira algumas frases de historiadores que revelam a sua importância na sociedade!
A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.
Peter Burke
A história é o grande espelho da vida; instrui com a experiência e corrige com o exemplo.
Jacques Bossuet
Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.
Eu acho que o ensino obrigatório de História é de uma importância muito grande para a formação do cidadão. O cidadão que só conhece o presente e a sua vida vivida, que não conhece da onde socialmente e coletivamente ele veio, não é um cidadão por inteiro. É um cidadão pela metade.
Historiadores, seu amor pela história e pelo passado são inspiradores. Gratidão por nos transmitirem tanto conhecimento e parabéns pelo Dia do Historiador!
A parte mais importante do trabalho do historiador é com documentos – o historiador vai atrás de documentos e a maior parte desses documentos são vozes anônimas.
Mary Del Priore
Marko, Katia; Centeno, Ayrton; Reinholz, Fabiana. Mary Del Priore: “Temos que chamar os homens para discutir a violência contra a mulher”. Brasil de Fato, 29 nov. 2021.
Os historiadores exercem um grande poder e alguns deles sabem disso. Os historiadores recriam o passado, alterando-o para se adequar às suas próprias interpretações. Dessa forma, também mudam o futuro.
Parabéns aos estudiosos do passado que se esforçam incansavelmente para nos ajudar a entender o passado e refletir sobre episódios e eventos que muitas vezes gostaríamos de apagar da memória.
O historiador não é juiz da história, desta, ele é guardião.
A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos
O historiador julga o passado com sua sensibilidade moderna. A sua intrepretação, forçosamente falsa, pouco nos ensina. O menor conto, romance, quadro, monumento da época considerada encerra um ensinamento mais exato.
O desejo de contar coisas admiráveis, e a vaidade que o historiador tem de manifestar que as sabe, é o que fez sempre inventar e escrever sucessos fabulosos.
Para alguns historiadores, o ser humano evoluiu; para outros, se transformou; já para mim, ele se adaptou, saindo da sua zona de conforto em busca de sua sobrevivência, suprindo suas necessidades, necessidades, que se modificaram com o passar do tempo e do espaço.
A história não é feita apenas pelo historiador. Esse é o grande erro, pois na verdade é o historiador que é feito pela história. Quanto mais ele se atualiza e fortalece seu currículo, a instituição o denomina de historiador.
O historiador deve reescrever a História não para que as coisas mudas da natureza falem, mas sim para dar voz às pessoas que foram derrotadas ao longo da jornada humana.
Por mais que tenha ideologia, em algum momento o historiador deve adotar um grau de imparcialidade, relatando os fatos como aconteceram, sem colocar as suas convicções acima de tudo.
Um verdadeiro historiador não toma lados, é neutro em todos os acontecimentos históricos, porque na história não há bons nem maus, há pessoas com ideias e personalidades diferentes que batalharam pelo que acreditavam.
Esta é a beleza da história.