Frases de Grávidas
E por mais uns anos
Você vai fazer planos
Pensando se eles servem pra mim
E eu vou te acordar
Bem de madrugada
Você vai me amar mesmo assim
O meu primeiro passo
Vai ser no seu abraço
Me segura quando eu cair
E no final do dia só a tua voz
Que vai poder me fazer dormir
Você ainda não me tem inteiro
Nem me conhece direito
Mas já posso te ouvir
No máximo, parir ainda pode ser doloroso, mas muito mais difícil é cuidar do pequeno ser que se colocou no mundo. É um vaso de porcelana finíssima, cuja fragilidade comove. Um esbarrão pode ser fatal.
Ser pai é isso. Às vezes, você perde, às vezes, você ganha. Mas em geral dá empate. Tudo que podemos fazer é continuar jogando.
Como sentirá as dores de um ser humano sendo arrancado do útero, uma sociedade que sacrifica a própria vida através das drogas, prostituição e todo tipo de corrupção moral?
Colocar limites é uma habilidade importante para os pais. Os problemas começam quando não há limites. Devemos ensinar que temos dinheiro, tempo e espaço limitados.
Precisávamos dizer em voz alta todas as coisas amargas, negativas e perversas que pensávamos. Os remédios, os hormônios e a constante frustração da nossa vida nos tornam babacas, e não temos permissão para sermos babacas em público, porque as pessoas não gostam.
Com essa vontade estar no controle, tudo que acontece, achamos que é nossa culpa. Ficamos achando que temos o poder e a responsabilidade pelas mudanças que virão. Mas a gente não tem. Por isso, precisamos começar a encarar as mudanças a partir de outra perspectiva.
A gente quer tudo previsto e garantido. Na nossa cultura, estamos fazendo isso de um jeito tão obsessivo, que fica difícil viver. Em vez de deixar rolar, ficamos obcecados pela perspectiva do controle.
Se você, pai ou mãe, não importa, considera que exista um lugar melhor no mundo do que no aconchego do abraço de seu (s) filho (s), então talvez você ainda não tenha se dado conta do quão fantástica é a oportunidade da maternidade/paternidade.
Minha cria...
Filha minha, minha cria
minha luz que me conduz
trouxe-me a paz
que em meu peito fez nascer!
(para Niara e Íris)