Frases de Grandes Pensadores

Cerca de 5684 frases de Grandes Pensadores

Além do nosso pensamento, nada está realmente sobre nosso controle.

É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas

René Descartes
Princípios da filosofia (1644).

Nada sólido pode ser construído sobre fundamentos tão pouco firmes.

O que eu sou? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? Uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer, que imagina e que sente.

A filosofia é como uma árvore onde a metafísica são as raízes, a física é o tronco e as outras ciências são os galhos.

Conquiste você mesmo, não o mundo.

1596/1650

E eu tinha sempre o imenso desejo de aprender a distinguir o verdadeiro do falso, para ver claro em minhas ações e caminhar com segurança nesta vida.

O bom é saber que nem passado nem futuro existem. Existe apenas o girar de um planeta com sete bilhões de experiências mentais diferentes sobre ele neste exato momento, se movendo como matéria. Sabe que este assunto dá pano para manga?

Todo problema que resolvi acabou se tornando uma regra que serviu posteriormente para resolver outros problemas.

O principal objetivo da filosofia não é a teorização abstrata, ela tem que ser útil para a vida, ela serve para tornar os homens senhores da natureza.

1596/1650

Nosso pensamento é imperfeito, mas somente pode ter sido criado por um ser perfeito que é Deus.

1596/1650

A satisfação que senti preencheu a minha mente de maneira tão plena que nada mais de modo nenhum me afectava.

Eu não sou a causa das mudancas que caiem sobre mim, se fosse assim, teria-me mudado para a melhor posição.

A finalidade dos estudos deve ser a orientação do espírito para emitir juízos sólidos e verdadeiros sobre tudo o que se lhe depara.

É bem mais o costume e o exemplo que nos persuadem do que algum conhecimento certo.

A existência do homem tem o seu centro na cabeça, ou seja, na razão, sob cuja inspiração ele constrói o mundo da realidade.

Nada grandioso no mundo foi realizado sem paixão.

Compreender o que é, esta é a tarefa da Filosofia, pois o que é, é a razão.

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário, e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Tudo o que é racional é real e tudo o que é real é racional.