Frases de Grandes Economistas
O sistema de propriedade privada é a garantia de liberdade mais importante, não apenas para aqueles que possuem propriedades, mas para aqueles que não a possuem.
A coerção é má justamente porque ignora o indivíduo como uma pessoa que pensa e tem valores, fazendo dele uma ferramenta simples para alcançar os fins de outrem.
Planificação e concorrência só podem ser combinadas quando se planeja visando a concorrência, mas nunca contra ela.
Concorrência significa planejamento descentralizado por muitas pessoas separadamente.
"Enquanto houver esperança da parte do público, sempre haverá quem finja – ou talvez mesmo quem acredite honestamente – que pode fazer anseios populares mais do que efetivamente pode."
Quanto mais o Estado “planeja”, mais difícil se torna o planejamento para o indivíduo.
Quanto mais complexo o todo, mais dependemos da divisão de conhecimentos entre indivíduos cujos esforços separados são coordenados pelo mecanismo impessoal, transmissor dessas importantes informações, que denominamos sistema de preços.
Sob o estado de direito, o indivíduo é livre para perseguir seus fins e desejos pessoais, com a certeza de que os poderes do governo não serão usados deliberadamente para frustrar seus esforços.
Não nos tornaremos mais sábios antes de aprendermos que muito do que fizemos foi muito tolo.
"Emergências'' sempre foram o pretexto em que as salvaguardas da liberdade individual foram erodidas.
Da perspectiva coletivista, a intolerância e a brutal supressão da dissidência, o completo desrespeito pela vida e pela felicidade do indivíduo são consequências essenciais e inevitáveis dessa premissa básica.
Nossa fé na liberdade não se baseia nos resultados previsíveis em circunstâncias particulares, mas na crença de que, no final das contas, liberará mais forças para o bem do que para o mal.
Igualdade perante a lei e igualdade material não apenas são diferentes, mas estão em conflito uma com a outra; e podemos alcançar um ou outro, mas não os dois ao mesmo tempo.
A liberdade não é um apenas um valor em particular, é a fonte e a condição da maioria dos valores morais. O que uma sociedade livre oferece ao indivíduo é muito mais do que ele seria capaz de fazer se apenas ele fosse livre.
Existe toda diferença do mundo entre tratar as pessoas igualmente e querer torná-las iguais.
Uma sociedade que não reconhece que cada indivíduo tem seus próprios valores, aos quais tem o direito de seguir, não pode respeitar a dignidade do indivíduo e não consegue realmente conhecer a liberdade.
O principal mal é o governo ilimitado, pois nenhum indivíduo é qualificado para exercer poder ilimitado.
O individualista reconhece as limitações dos poderes da razão individual e, consequentemente, defende a liberdade.