Frases de Freud sobre o Inconsciente

Cerca de 10 frases de Freud sobre o Inconsciente

O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.

Os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método científico que nos permite estudar o inconsciente.

Com a força tomada de empréstimo a esta ajuda inconsciente, os pensamentos, resíduo do trabalho do dia, tornam-se então ativos novamente e surgem na consciência sob a forma de sonho.

A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os psicanalistas.

Meu inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar.

⁠O inconsciente de um ser humano pode reagir a outro sem passar pelo consciente.

Sigmund Freud
Das unbewusste. Frankfurt: S. Fischer Verlag, 1970. v.3.

Sonhos é a via real para o conhecimento das atividades inconscientes.

Sigmund Freud
Interpretação dos Sonhos Vol.V, 1987, p. 550

Muito mais coisas devem acontecer em sua mente, do que aquelas que chegam à sua consciência. Vamos, deixe que lhe ensinem algo sobre esse problema! [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas própria profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá porque está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud

Nota: Sigmund Freud (1856-1939) (19171989, ESB, V.XVII, p.177178)

⁠Os tormentos causados pelas censuras da consciência correspondem precisamente ao medo da perda de amor, por parte de uma criança, medo cujo lugar foi tomado pelo agente moral.

Sigmund Freud
Esboço de psicanálise. In: Moisés e o monoteísmo, Esboço de psicanálise e outros trabalhos (1937-1939). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais
Inserida por pensador

⁠No inconsciente, nada pode ser encerrado, nada é passado ou está esquecido.

Sigmund Freud
A interpretação dos sonhos vol. II e Sobre os sonhos (1900-1901). Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Inserida por pensador