Frases de Filósofos Gregos
O bem soberano é a felicidade, para onde todas as coisas tendem.
Na filosofia uma mente arguta terá a percepção de semelhanças mesmo entre coisas reciprocamente muito distanciadas.
O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.
A felicidade depende do lazer, uma vez que trabalhamos para poder ter momentos de ócio, e fazemos guerra para que possamos viver em paz.
A morte é o que há de mais temível, pois é um limite e nada mais parece ser bom ou mau para quem está morto.
Definimos a autossuficiência como sendo aquilo que, em si mesmo, torna a vida desejável e carente de nada. E como tal entendemos a felicidade, considerando-a, além disso, a mais desejável de todas as coisas, sem contá-la como um bem entre outros.
Aquele que tem noções mais precisas sobre as causas das coisas e é capaz de dar uma explicação perfeita delas em seus ensinamentos, é mais sábio do que todos os outros em qualquer outra ciência.
Pelo fato de um dos extremos estar mais próximo do meio-termo e assemelhar-se mais a ele, não opomos ao meio-termo esse extremo, e sim o seu contrário.
Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma.
O homem que não tem uma dívida alta para pagar e uma mulher para fazer raiva, não passa de um sortudo.
Desgraça é assim, quanto mais você sabe, mas tem a perder. Se não posso ajudar, prefiro evitar consentir.
