Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos.
O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.
A alma é a causa eficiente e o princípio organizador do corpo vivente.
O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.
Todos os homens, por natureza, desejam saber.
Todos os trabalhos pagos absorvem e degradam o espírito.
Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.
A amizade pode existir entre as pessoas mais desiguais. Ela as torna iguais.
Geralmente são os bens que provêm do acaso que provocam inveja.
A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça.
Fazer o pior parece a melhor decisão.
[Em arte] o impossível verossímil é preferível ao possível não acreditável.
Quanto à virtude, não basta conhecê-la, devemos tentar também possuí-la e colocá-la em prática.
A felicidade consiste em ações perfeitamente conformes à virtude, e entendemos por virtude não a virtude relativa, mas a virtude absoluta. Entendemos por virtude relativa a que diz respeito às coisas necessárias e por virtude absoluta a que tem por finalidade a beleza e a honestidade.
Deus é demasiado perfeito para poder pensar noutra coisa senão em si próprio.
Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam,como se fossem morrer.
O reconhecimento envelhece depressa.
O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.
Se as coisas não acontecem como desejamos, deveríamos desejá-las do modo que elas acontecem.
Ver mais