Frases de Dúvida
Não há dúvida de que é inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante o mundo. Resta saber se não é igualmente inútil e prejudicial lamentarmo-nos perante nós próprios. Evidentemente. De fato, ninguém se lamentará perante si próprio, a fim de se incitar à piedade, o que nada significaria, dado que a piedade é, por definição, o voluptuoso encontro de dois espíritos. Para quê, então? Não para obter favores, porque o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza.
Resta a hipótese de o fazermos para extrair verdades do nosso coração amolecido pela ternura. Mas a experiência ensina que as verdades surgem apenas em virtude de uma pacata e severa busca, que surpreende a consciência numa atitude inesperada e a vê, como de um filme que parasse de repente, estupefata, mas não emocionada.
Cesare Pavese, in O ofício de viver
A DOR DE VOCÊ AMAR ALGUÉM, E SABER QUE ESSE ALGUÉM DÚVIDA DO SEU AMOR. É PIOR DO QUE A DOR DE AMAR E SABER QUE NÃO ES AMADO....
Eu sou uma floresta, sem dúvida, e uma noite de árvores escuras, mas quem não teme minha escuridão encontra também roseiras debaixo dos meus ciprestes.
Um dia eu hei de fazer um poema com a beleza dos teus vazios, com a incerteza triste e delicada de tua desilusão.
Te amo
pelo simples fato
de te amar
Se falhamos
em algum momento
Erros cometemos
Dúvidas percorreram
Mas nunca tivemos força
para o barco abandonar
Lá no fundo
Eu e você sabíamos
O que Deus uniu
Nossas almas permitiram
Sempre nos amar
Mesmo com as tempestades
Lá no fundo sabíamos
Que o amor é maior
do que qualquer tentação
E nossa maior lição
É provar pra todo mundo
Que o verdadeiro amor
Supera tudo
Te amo
com todos os defeitos
E o respeito que temos
É a prova
de que o amor é tudo
Te amo
pelo simples fato
de te amar
“Não tenho a menor dúvida de que a maioria das pessoas vive, seja física, intelectual ou moralmente, em um círculo deveras restrito do seu ser potencial. Elas usam uma parcela ínfima da sua consciência possível [...], mais ou menos como o homem adquire o hábito de usar e de mover, de todo o seu organismo físico, apenas o dedo mínimo. Todos nós temos reservatórios de vida a serem aproveitados, com que sequer sonhamos”.
Remova as dores da alma, as incertezas,
dê um colorido a tua vida, sinta a leveza.
Busque onde deixou tua alegria e o teu riso de volta.
Renove, reconstrua e acredite nos teus sonhos.
Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração.
A expectativa de iniciar uma nova etapa nos faz sofrer, temer, duvidar... Chega até a nos angustiar. Porém, a vida nos impõe recomeços simplesmente porque ela desabrocha por todos os lados e a todo instante. E avançar é preciso!
Na incerteza do amanhã escolha hoje para ser feliz, pois o amanhã é apenas uma promessa. Se nunca errarmos não significa que somos perfeitos, e sim que tivemos medo de tentar. Portanto erre, mas tente, afinal o ideal é ser feliz e não, perfeito. A arte de viver é acordar a cada dia, levantar a cada tombo, sorrir para cada tristeza, e lembrar que sempre terá um Deus que irá lutar por você o todo tempo.
A lei de Dom Casmurro
A dúvida me assombra
E a certeza me corrói
Não quero ver com os olhos vendados
O que está tão claro diante de nós
A incerteza de Dom Casmurro
É o que mais me dói
Seja ele um cego ou um mudo
Ama cegamente o que lhe destrói
Assim como eu neste amor profundo
Mergulho intensamente nesse mar de nós
É a tal beleza que nos fascina
Nos encanta, nos cega, e nos domina
É sentir o aperto de um coração que grita
Aceitamos as levezas da alma
Quem não ama aponto de aceitar?
Na pior das hipóteses é melhor ficar com a dúvida
A certeza é fulminante
Pois quem culpa, julga e tortura
Pelos simples capricho de não aceitar
A dor da partida, a dor da despedida, a incerteza do que está por vir, o último beijo antes do adeus, momentos esses que doem ao serem lembrados, mas jamais serão esquecidos.
Eu poderia ser seu pra sempre. Você me tinha, mas preferiu duvidar do meu amor.
Você preferiu acreditar que aquele “eu te amo” era apenas um clichê meu.
Você preferiu acreditar que eu era como os outros: que iria te conquistar e depois ir embora.
Eu te dei todo meu amor, mas você preferiu jogá-lo no lixo. Você preferiu ficar de joelhos junto àquele cara que te deixou com as mãos estendidas e foi embora sem ao menos olhar nos teus olhos e dizer “Ei pequena, eu não irei te deixar só.”
Você quis assim.
Hoje seu lamento não é porque não estás comigo, acredito eu, e sim, porque nunca acreditaste em nenhum cara que não só dizia que te amava, mas também que te provava isso. Sim. Outros caras. Não foi só o meu amor que você jogou no lixo.
Sabe o que foi isso? A vida te dando muitas oportunidades de ser feliz. E o que você fez? Jogou todas elas na lata do lixo. Mas ao contrário de lixos, o amor não é uma coisa que dá pra reciclar.
Eu não pude ser feliz com você. Isso é fato. Mas estou tentando construir minha felicidade ao lado de outra pessoa.
Espero que a vida não tenha cansado de ter dar chances de ser feliz. Espero que ela te dê outra e que você saiba reconhecê-la.
Espero que tenhas aprendido a lição.
Você continua procurando a resposta de todas as dúvidas que você tem?
Pare.
Assuma.
Você já sabe todas as respostas.