Frases de Culpa
E, de repente, ela teve um ataque de culpa, chorou, chorou. Depois se deu conta do quanto estava exagerando de tão frágil que se tornara depois de tanto apanhar.
Quase sempre me arrependo de decisões tomadas em meio aqueles angustiantes crises de culpa. A fragilidade se perde em abreviaturas.
É hipocrisia crer que a violência não existe, mas maior hipocrisia é essa que te priva da culpa. Onde só é vista a violência no outro e no que ele faz. O homem sente prazer em ser violento, mesmo que não tenha consciência disso.
Não se esqueça que ninguém tem culpa dos seus problemas, além do mais gritar com alguém raramente o faz não cometer o mesmo erro.
“A culpa é do meu coração e dessa mania que ele tem de confundir o que você é com o que ele gostaria que você fosse...”.
O egoísmo é um mal sem culpa, sem luta, sem cura? Peça o que também pode oferecer. Exija o que estiver ao seu alcance. Retribua. Quem te fortalece não se encaixa no seu descaso e nem na sua medíocre insignificância.
Sempre terá culpa aquele que ignora a dúvida. Questionar as próprias crenças e certezas demonstra a presença da maturidade no volante interno da pessoa.
Até que ponto as religiões que dividem e impõem sentimentos de medo (ir ao inferno) e culpa (morte de inocente/ Jesus), podem levar alguém a vivenciar verdadeiramente o amor e o bem ao próximo?
O Tum tum
Você que com um dardo de fogo
despedaçou o gelo do coração
sem culpa!
..só o atrito do calor
sem mira!
.. só a certeza da pontaria
com vendas!
que veio do tum tum sem direção
e não errou!
Robson Gomes
A necessidade de pedir perdão só acontece porque o sentimento de culpa corroê os principais alicerces que se fundamenta a consciência humana.
Nenhum homem é tão bom a ponto de nenhuma culpa o acompanhar. Tampouco tão ruim que mereça ser completamente ignorado.
Quantos buscam serem agredidos, para transferirem a insuportável culpa adquirida em diálogos internos.
Minha mãe
Meu pai
Meu papel
Minha história.
Minha culpa
Meu vazio
Minha loucura
Minha dívida
E no meio de td
Minha dúvida.
Perdoe a minha má escrita, a culpa é de mamãe, que sempre ocupada, nunca me ensinou que não se faz suco de pacova e não se deve degringolar. Papai mal se via, sempre a procura de uma nova tia, mas como dizem "pai é quem cria". Então mais um viva a dona mãe por cuidar da sua cria.
Diz o poeta do gueto, que somos todos Pinóquios contando mentiras e colocando a culpa no Gepeto! Boa Noite!!!
Até quando você se culpa pode ser uma desculpa: mudar é difícil. É preciso que a coragem seja proporcional à vontade. Deixar algo pra trás dói, mas buscar algo melhor só depende de você.
Qual é minha culpa e qual é a sua, por ter que me olhar mesmo torcido que seja? Eu sinto por existir, porém existo, logo penso, embora na contra mão! Fazer o quê! Mas, penso. E você pensa?