Frases de crítica
A maioria de nós participa simbolicamente da religião grega reformada. A crítica do fundador de cidade à religião grega e a crítica de Nietzsche a Sócrates contribuíram para o desenvolvimento dessa concepção reformada e simbólica da religião grega.
“Desconfie de quem só te elogia ou só te critica e recrimina. Os dois podem ter um fundo de razão, mas com certeza estão errados".
Um povo sem estudo pode eleger políticos corruptos por falta de informação, de consciência crítica e de participação política, permitindo que sejam enganados por promessas falsas e discursos demagógicos.
A crítica é, na maioria das vezes, odiada e temida por orgulho, daquele que não quer aprender ou admitir que erra.
"Crítica construtiva" é um pleonasmo, pois a crítica sempre constrói algo, seja de forma positiva ou negativa.
"Consenso científico" é a morte da ciência. O método científico exige a crítica constante. Portanto, negar um consenso é afirmar a ciência, jamais negá-la.
Cuidado!
Crítica não é negação.
Estigmatizar o crítico como " negacionista " é fugir do debate matando o oponente... sem enfrentar o tema questionado.
Quem te crítica em público e não te procura no privado para possíveis correções, nada mais é do que um invejoso em busca de audiência para o seu vômito emocional.
O termo Psicologia Positiva não deixa de ser uma crítica à antiga abordagem na psicologia, considerada, então, de Psicologia Negativa.
Nenhuma crítica ou elogios são relevantes durante a vida, menos ainda diante a iminência da morte.
A Crítica, só é de fato construtiva, para quem nunca perdeu a humildade e o prazer de viver a vida como um eterno processo de construção !
Ele diz com certo desdém, que eu mudei. Mas a crítica não me abala, muito pelo contrário. Aprendi com a própria vida, que lagarta que não deixa o casulo, não se transforma em borboleta.
O elogio frenético e avassalador não me infla os pulmões de ego; tampouco a crítica me aborrece; minha essência me conforta na plenitude.
A cultura é o equilíbrio intelectual, reflexão crítica, sentido de discernimento, horror pelas simplificações, pelo maniqueísmo e pela parcialidade.