Frases de Chesterton
A gente "se fixa" numa espécie de seriedade egoísta; mas é preciso erguer-se para um alegre esquecimento de si mesmo. Um homem "se afunda" num escritório marrom; mas ele tenta alcançar um céu azul.
O herege é um homem que ama a sua verdade mais que a verdade em si.
O que há de mais inacreditável nos milagres é que eles acontecem.
"Muita gente pensa que Freud descobriu o subconsciente, tal como muita gente continua a pensar que foi Galileu quem formulou a teoria heliocêntrica. Todos estes ignorantes desconhecem o monge Copérnico, já para não falar em Nicola Cusa (1401-1464), o cardeal medieval."
"A perfeição pode ser atingível ou inatingível como fim. Pode ser ou não possível falar de imperfeição como caminho de perfeição. Mas certamente ultrapassa o tolerável falar de perfeição como caminho de imperfeição."
"Parece-nos que de todos os contos de fadas nenhum contém uma verdade moral tão vital quanto a velha história, existente em muitas formas, de A Bela e a Fera. Nela está expressa, com toda a autoridade de uma escritura humana, a verdade eterna e essencial de que até que amemos uma coisa em toda a sua feiura não podemos tornar bela.".
Não é correto afirmar que somente os que criam falsos deuses incorrem em idolatria, também são idólatras os que criam falsos demônios; aqueles que fazem com que os homens temam a guerra, o alcoolismo e a situação econômica, distraindo-os do fato de que é a covardia, a desordem e a corrupção espiritual o que eles realmente devem temer.
Sem a doutrina da Queda, toda a idéia do progresso é sem sentido. [...] A menos que haja um padrão, você não pode se dizer em ascensão ou em queda. Mas o ponto principal é que a Queda, tal como todos os outros largos caminhos do cristianismo, está embebida, invisivelmente, na linguagem comum.
O Cristianismo está sempre fora de moda porque é sempre são; e todas as modas são insanidades ligeiras… a Igreja parece estar sempre atrasada no tempo, quando na realidade está para além do tempo: ela espera pelo último crepúsculo do último Verão. Ela conserva a chave da permanente virtude.
"Os evolucionista parecem saber tudo sobre o elo perdido, a não ser o fato de que ele continua perdido"
O cristão coloca a contradição em sua filosofia. O determinista a coloca em seus hábitos diários. O cristão afirma, como um mistério declarado, o que o determinista chama nonsense. O determinista tem o mesmo nonsense em seu café da manhã, em seu almoço, em seu chá e em seu jantar, todos os dias de sua vida.
Em certo sentido, é dito que Pã morreu porque Cristo nasceu. É quase tão verdadeiro em outro sentido que os homens sabiam que Cristo nasceu porque Pã já estava morto. Um vazio foi criado pelo mundo desaparecido de toda a mitologia da humanidade, que teria asfixiado como um vácuo se não tivesse sido preenchido com a teologia.