Frases de Chesterton

Cerca de 172 frases de Chesterton

Um bom romance nos diz a verdade sobre seu herói; mas um mau romance nos diz a verdade sobre seu autor.

“A decadência da sociedade é louvada pelos artistas assim como a decadência de um defunto é louvada pelos vermes.”

“A poligamia é a falta de realização no sexo; é como um homem que quer comer uma pera, mas colhe cinco só para se distrair.”

O verdadeiro soldado luta não porque ele odeia o que está à sua frente, mas porque ele ama o que está atrás de si!

O que está errado no mundo(1910)... As aparências estão fora do nosso alcance. Assim, por exemplo, o brilhante espetáculo do casamento: mas o próprio casamento está enfraquecido.

Os céticos não conseguem arrancar as raízes do cristianismo, porém, sim, conseguem arrancar as raízes das parreiras e figueiras de todos os homens [...]. Os laicista não têm conseguido destruir as coisas divinas, porém, têm conseguido destruir as coisas humanas.

⁠A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum

Não existem coisas desinteressantes, só pessoas desinteressantes.

Uma inconveniência é apenas uma aventura erroneamente considerada; uma aventura é uma inconveniência corretamente considerada.

Você não pode viver sem dogmas sobre as coisas. Você não pode agir vinte e quatro horas por dia sem decidir se as pessoas são responsáveis ou não. A Teologia é um produto muito mais prático que a Química.

É exatamente no instante em que a esperança deixa de ser razoável que ela começa a ser útil.

G. K. Chesterton
Hereges. São Paulo: Ecclesiae, 2011.

⁠O Cristianismo morreu muitas vezes e ressuscitou; pois tinha um Deus que conhecia o caminho para sair da sepultura.

O cristianismo, que é uma religião muito mística, tem sido, contudo, a religião das porções mais práticas da humanidade. Ele tem mais paradoxos que as filosofias orientais, mas ele também constrói as melhores rodovias.

Enquanto as monótonas heresias estão esparramadas e prostradas, a furiosa verdade cambaleia, mas segue de pé.

⁠Homens que começam a combater a igreja em benefício da liberdade e da humanidade terminam jogando fora a liberdade e a humanidade, só para poderem com isso combater a igreja.

G. K. Chesterton
Ortodoxia. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.

"O humor corresponde à virtude humana da humildade e é apenas mais divino porque tem, por um instante, uma percepção maior dos mistérios.

Um homem que realmente preza pela verdade deve se manter firme e corajoso para proclama-la, pois ainda virá o dia que muitos venerarão e exaltarão a mentira.

"Se a verdade é relativa, é relativa em relação a quê?"

Amar significa amar o que é difícil de ser amado, de contrário não seria virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, de contrário não seria virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, de contrário não seria virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, de contrário não seria virtude alguma.

Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.