Frases contra o racismo para inspirar mudanças
Dia da Consciência Negra no Brasil.
Dia de luta, dia de luto e dia de negar o racismo. Dia estranho.
"Para o Racismo perder espaço é necessário uma reparação não só nos pensamentos, mas também na prática".
Conceito e definição de racismo no popular:
"Racismo é algo que faz uma pessoa que vai morrer e feder como todo mundo, achar que vai feder mais que os outros."
Sempre que algum contexto de racismo ou machismo me enfraquece, olho para dentro e vejo que tem algo muito mais brilhante e especial dentro de mim. Sou uma mulher com potência energética e acho que devo isso à minha ancestralidade, que é uma história de luta, mas nobre.
Quando tem um guarda me seguindo no supermercado do Pão de Açúcar, eu posso sentir o que é o racismo. Porque lá, não sou consulesa, sou uma mulher negra. Então eles me seguem pra ver se vou roubar alguma coisa.
O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida.
O racismo, como processo histórico e político, cria as condições sociais para que, direta ou indiretamente, grupos racialmente identificados sejam discriminados de forma sistemática.
"O racismo é praticado por aqueles que têm o seu privilégio na estrutura do poder social e econômico de um país"
Discussões exacerbadas por motivo de racismo ou diversidade, na verdade mostram que o verdadeiro problema são o desrespeito e a falta de empatia por parte de ambos os lados.
Todos são culpados.
O excesso de burocracia está tão arraigado nos servidores públicos que o comparo ao racismo estrutural. As leis já mudaram, mas o comportamento histórico é repetido até mesmo inconscientemente pelos indivíduos. Ou seja, na prática, nada muda.
“ O racismo revela o que sou e minha incapacidade de aceitar o outro”
“ Pessoas preconceituosas são medíocre pois não conseguem deslumbrar a beleza da diversidade humana"
Hoje em dia tudo é racismo!
Sim, antes quando meus antepassados estavam sendo espancados, vivendo em condições degradantes, sem alimentação e nenhuma assistência não era racismo.
Então resolvi criar agora no século 21.
E o mundo continua na sua infinita ignorância, homofobia, machismo e o bom e velho racismo de sempre.
