Frases de Aldous Huxley
"A felicidade não é atingida pela busca consciente de felicidade; ela é geralmente um subproduto de outras atividades."
Como posso? Não, o verdadeiro problema é este: como é que não posso; ou antes, pois sei perfeitamente por que é que não posso, o que eu sentiria se pudesse, se fosse livre, se não estivesse escravizado pelo meu condicionamento?
E esse é o segredo da felicidade e da virtude: amarmos o que somos obrigados a fazer. Tal é a finalidade de todo o condicionamento: fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar.
As palavras podem ser como os raios-x, se as usarmos adequadamente: penetram em tudo. A gente lê e é transpassado.
O patriotismo, a ciência, a religião, a arte, a política, a economia, o dever, a ação desinteressada e mesmo a contemplação (embora sublime), isoladamente não são suficientes. Nada é suficiente desde que o TODO seja deficiente.
Numa época de superpopulação crescente, de crescente superorganização e de meios de comunicação cada vez mais eficientes com as massas, como podemos manter intacta a integridade e reafirmar o valor do ser humano individual?
"Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade, a independência não nos levará até o fim em segurança."
Todo homem que sabe ler tem o poder de engrandecer a si mesmo, de multiplicar a forma como existe, de tornar sua vida plena, significante e interessante.
Só existe um lugar no universo que você pode ter certeza de melhorar, e este é seu próprio eu.
Como se nós acreditássemos em alguma coisa, seja o que for, por instinto! Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas.
O pior inimigo da vida, da liberdade e da decência comum é a anarquia total; o segundo pior inimigo é a eficiência total.
O objetivo do propagandista é fazer com que um grupo de pessoas se esqueça de que outros grupos de pessoas são humanos.
Que as pessoas não apreendem com as lições que a história nos ensina é a mais importante de todas as lições que a história pode ensinar.
A democracia permite que criaturas abomináveis conquistem o poder.
Essa revolução verdadeiramente revolucionária deverá ser realizada, não no mundo exterior, mas sim na alma e na carne dos seres humanos.