A maioria das mulheres quase não têm princípios: conduzem-se pelo coração e, quanto aos seus costumes, dependem daqueles a quem amam.
Os que têm tentado reformar os costumes do mundo, no meu tempo, com opiniões novas, reformam os vícios da aparência; quanto aos da essência, deixam-nos intactos, quando não os aumentam.
Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social (arriscando-me a ser julgado como espírito retrógrado).
A autoridade não se consegue sem prestígio, nem o prestígio sem distanciamento.
A razão, sem a memória, não teria materiais com que exercer a sua atividade.
A mais sutil loucura é feita da mais sutil sensatez.
O aborrecimento entrou no mundo pela mão da preguiça.
Em matérias e opiniões políticas os crimes de um tempo são algumas vezes virtudes em outro.
Os preguiçosos têm sempre vontade de fazer alguma coisa.
Ensinam-nos a viver quando a vida já passou.
O interesse explica os fenômenos mais difíceis e complicados da vida social.
Há males na vida humana que são preservados de outros maiores, e muitas vezes ocasionam bens incalculáveis.
Neblina? ou vidraça
que o quente alento da gente,
que olha a rua, embaça?
Embora possamos ser sábios do saber alheio, sensatos só poderíamos sê-lo graças à nossa própria sensatez.
Caso não ponha fim à guerra, esta não será uma vitória.
A luxúria é como a avareza: quantos mais tesouros tem, mais sôfrega se torna.
O avarento mais preferiria que o sol fosse de ouro para o cunhar, do que ter luz para ver e viver.
Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.
Não falar para o seu século é falar com surdos.
Perdoamos tudo a nós próprios e nada aos outros.
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