Frase de Epicteto
Quando alguém está devidamente fundamentado na vida, não deve ter que olhar para fora de si para obter aprovação.
Então, quem quer que deseje ser livre, nem queira, nem evite o que dependa de outros. Senão, necessariamente será escravo.
Mantém todos os dias diante dos olhos a morte, o exílio e outras coisas que a maioria dos homens coloca no número dos males. Mas cuida, sobretudo, da morte, porque com tal meio não terás pensamento baixo nem servil, nem tampouco desejarás coisa alguma com paixão.
É por isso que os filósofos nos alertam para não ficarmos satisfeitos com o mero aprendizado, mas para acrescentar a prática e depois treinamento. Pois com o passar do tempo esquecemos o que aprendemos, fazemos o contrário, e mantemos opiniões opostas à que deveríamos ter.
Quando a cada uma das coisas que sucedem contigo, lembra, voltando a atenção para ti mesmo, de buscar alguma capacidade que sirva para cada um delas.
São postas diante de ti coisas adequadas às forças que possui. Tu contudo, neste momento, antes a pões de lado, quando deverias tê-la desperta e atenta.
Se um homem se opõe a verdades que são muito evidentes, não é tarefa fácil encontrar argumentos que mudarão sua mente.
Se você se sentir tentado a buscar aprovação externa, perceba que você comprometeu sua integridade.
Quem é capaz de dar a outro o que ele mesmo não possui?
Não exija ou espere que os acontecimentos ocorram à medida que você deseja que eles ocorram.
Por que deveria me preocupar com o que acontece se estou armado com a virtude da fortitude?
Crie o seu próprio mérito.
A alma é um tanque cheio de água; as opiniões são a luz que o ilumina. Quando a água está agitada, também a luz, aparentemente, o está. Dá-se o mesmo com o homem; perturbado, não são as virtudes que se transtornam e confundem, são as paixões que se movimentam; uma vez que se acalmem, tudo voltará à tranquilidade.
Não diga apenas que você leu muitos livros. Mostre que, por meio deles, você aprendeu a pensar melhor, a ser uma pessoa mais perspicaz e ponderada. Os livros são para a mente o que os pesos da ginástica são para o corpo. Os livros são muito úteis, mas seria um grave erro supor que alguém progrediu apenas por conhecer o seu conteúdo.
Na vida, lembre-se de conduzir a si mesmo como se estivesse em um banquete. Se algo for passado até você, pegue uma porção moderada. Algo passou direto por você? Não peça para que voltem. Algo ainda não chegou até você? Não se consuma de desejo, mas espere até que chegue em suas mãos.
De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são vícios e tudo o que as satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor.