Frase da Cultura Afro
Vejo o Mundo imerso em ninharia,
fome, desemprego e ambição.
Na base de tudo tem a coisa do racismo,
Que faz da violência uma tradição.
Eu adoro a minha pele negra, e o meu cabelo rústico. Eu até acho o cabelo de negro mais educado do que o cabelo de branco. Porque o cabelo de preto onde põe, fica. É obediente. E o cabelo de branco, é só dar um movimento na cabeça ele já sai do lugar. É indisciplinado. Se é que existem reencarnações, eu quero voltar sempre preta.
Um governante que antagoniza os pobres, os povos indígenas, a cultura nacional, bem como os defensores da liberdade, do meio ambiente e da igualdade de direitos não pode entender de Brasil, muito menos de democracia.
A cultura minimalista é um caminho sem volta para uma sociedade mais equilibrada e com menos desigualdades.
A cultura do candomblé com suas energias primais de resistência faz parte indivisível da rica diversidade cultural brasileira e nunca deve ser vista como uma religião ancestral africana.
Letrados sem leituras fazem parte da loucura de leituras sem lisura, na cultura de "iletrados" com postura.
NORDESTE.
Do sertão ao litoral
do agricultor ao vaqueiro
da cultura regional
da pesca e do fazendeiro
fale bem ou fale mal
o nordeste é essencial
na vida do brasileiro.
Já fui contestado muitas vezes, por ligar a literatura ao artesanato, a arte e a cultura. Mas, o que será mesmo a literatura, senão a história do seu povo, e de tudo que circula por sua volta?
A maturidade de uma cultura é a tranquilidade de ser o que se é – de não se submeter a métricas de sucesso que não são as nossas.
"A falta de cultura, tem sido um mal crescente entre a humanidade, tal como uma epidemia que se alastra e destrói toda a possibilidade de crescimento moral do ser humano.'
Algumas das melhores conquistas da cultura não são ditadas pela necessidade, e sim pelo apuro estético, por valores subjetivos, pelo refinamento.