Carta Aberta aos Filósofos, Sou um... Diogo Viana Loureiro
![Carta Aberta aos Filósofos, Sou um vivente e sobrevivente da filosofia. Ela me escolheu antes mesmo que eu pudesse escolher. Observo o apelo comercial de muito... Frase de Diogo Viana Loureiro.](https://cdn.pensador.com/img/frase/di/og/diogo_viana_loureiro_carta_aberta_aos_filosofos_sou_um_trf_nlyjeqr5.jpg)
Carta Aberta aos Filósofos,
Sou um vivente e sobrevivente da filosofia. Ela me escolheu antes mesmo que eu pudesse escolher.
Observo o apelo comercial de muitos que se dizem filósofos, comprometidos com as engrenagens do capitalismo, vendendo o mundo ideal enquanto contribuem para a alienação das pessoas. Isso se parece mais com a dança da fogueira do que com a atitude do filósofo, que deveria ser, por essência, inconformado com a alienação.
A dança da fogueira sempre existiu. Mas ao invés de libertar, muitos preferem entreter os prisioneiros, vendendo sombras como se fossem luz. A inconsciência é individual, mas toda consciência é coletiva. E a exploração, a indiferença e as ilusões fabricadas pelo mercado sempre serão revisitadas, seja pela dor, seja pela história.
Este é um lembrete de que nossa vida é finita e, nesse intervalo, não podemos nos confundir entre o essencial e o perecível. Entre a verdade e a conveniência. Entre justiça e lucro.
Não desejo ferir egos, até porque desconheço o senso de self.
O que importa não é o que nos beneficia, mas o que é justo.